Analítica e da Inteligência Artificial foi tema do Fórum SAS Portugal;

Empresa assinala 25º aniversário
Analítica e da Inteligência Artificial foi tema do Fórum SAS Portugal
O SAS Fórum Portugal, o maior evento nacional de Advanced Analytics recentemente realizado no Centro Cultural de Belém, recebeu mais de mil pessoas, entre os quais clientes, parceiros e responsáveis nacionais e internacionais. A empresa aproveitou a ocasião para também comemorar o 25º aniversário da prresença no mercado português e os marcos e êxitos alcançados, ao longo deste quarto de século.

Curious / Passionate / Authentic / Accountable foi sob este mote que clientes, parceiros, responsáveis nacionais e internacionais do SAS e oradores participaram nesta edição especial: à volta da Analítica e da Inteligência Artificial, e do seu comprovado poder transformador, houve música “em tempo real” para todos os gostos, momentos nostálgicos, muito convívio, risos e brindes entre todos os que fizeram e continuam a fazer parte da história do SAS, ajudando-o a posicionar-se como líder em software e serviços de advanced analytics.    
O pontapé de saída foi dado pelo “executive director” do SAS Portugal, Ricardo Pires Silva, que falou sobre as profundas mudanças, implicações e impacto que os negócios e as nossas vidas estão (já) e vão continuar a ter com a Analítica Avançada e Inteligência Artificial, advertindo no entanto que estamos ainda no princípio de tudo. Democratizar a Analítica é a grande missão do SAS e “… ainda que já não seja preciso ser de carne e osso para se ser inteligente, as máquinas também ainda não pensam… por isso devíamos falar de Inteligência Automatizada, em vez de Inteligência Artificial…” salientou Ricardo Pires Silva, desmistificando a ideia da substituição de pessoas por máquinas “… estamos a aumentar o ser humano e não a substitui-lo!”. Com um discurso positivo, não deixando de ser realista, falou ainda na transformação digital, defendendo que esta requer uma transformação analógica das pessoas e processos; na urgência de trabalhar e pôr em ação os dados, já que estes são considerados, há anos, o petróleo do séc. XXI; no investimento de mil milhões de dólares feitos em I&D, entre outros temas, garantindo a toda a plateia que “O SAS fundou a Analítica, vai continuar a liderar o futuro da Analítica e da Inteligência Artificial… e acreditamos que podemos ser o vosso parceiro nesta viagem!”.
“Transformar o mundo dos dados num mundo de inteligência…” é e vai continuar a ser o propósito do SAS, assente na máxima de acompanhar, de perto, cada cliente nesta desafiante jornada.          
 
Seguiu-se Ricardo Galante e Miguel Gaspar, ambos “analytics customer advisory” do SAS Portugal, que falaram na Tech Connection sobre como se processa e materializa o ciclo analítico em SAS, através de um exemplo de gestão e operacionalização de modelos que poderá ser usado em qualquer organização, incluindo integração com Open Source e consumo dos modelos através de outras aplicações.
 
Cerce de um terço dos dados existentes são de saúde
 
Após o Coffee Break & Networking, foi a vez do professor de Liderança e Inovação do Politécnico de Milão, Roberto Verganti, encantar a plateia com uma abordagem simples mas profunda à volta do tema Meaningful Analytics. Falou de pessoas/consumidores, emoções, trabalho, escolhas, analítica, necessidades, aspirações… e com metáforas e música à mistura, mostrou-nos como se pode criar valor através da curiosidade e que as organizações têm, antes de mais, que delinear a direção para onde querem ir, tendo em conta que devemos ouvir o que o cliente pediu, mas dar-lhe antes o que ele necessita. 
A manhã encerrou com António Murta, Managing Partner, co-founder e CEO da Pathena, que nos falou de Dados e Analítica aplicada à Medicina (30% dos dados existentes são de saúde); da importância da Ética (a qual não se pode prescindir); dos limites da Inteligência Artificial; da Inovação e do Futuro... concluindo que perante a atual realidade (cada vez mais volátil, célere e complexa) “… estamos condenados a estudar para o resto das nossas vidas!”
À tarde, nas sessões paralelas, foram abordadas as grandes temáticas: Analytics & Platform, por Luísa Canto e Castro Loura, Diretora Geral da DGEEC – Direção Geral de Estatísticas da Educação e Ciência; João Torneiro, Head of Marketing & Business Development da Galp Digital falou sobre Customer Experience; o tema de Risk, Fraud & Compliance, foi abordado por José Miguel Pessanha, Executive Board Member and Chief Risk Officer do Millennium bcp; a Jorge Portugal, Diretor Geral da COTEC Portugal, coube a Inovação, Indústria 4.0 e AIoT, com uma apresentação intitulada “People VS Machine” e, por fim, a habitual sessão dedicada ao mundo Académico ficou a cargo do Professor Riaan de Jongh.
As duas streams da tarde, uma das muitas novidades desta edição: a Partner Talks, dedicada aos patrocinadores do SAS Fórum e a SAS Talks, com sessões mais tecnológicas dirigidas a utilizadores, foram um verdadeiro sucesso, atraindo constantemente quem por ali passava.
 
Apresentação de empresas
 
O evento contou ainda com a apresentação de diversas entidades – como a Accenture, GALP, Axians Portugal, Millennium bcp, KPMG, COTEC Portugal, PWC, Centre for Business Mathematics and Informatics North-West University, NOVA IMS, Cisco, Mindsource, Closer, Timestamp, Habbertec, GSTEP, CGI, TVI entre outras – que, sob diferentes âmbitos, debateram as grandes tendências, desafios e evolução da Analítica nos negócios e no dia-a-dia de todos nós.
O Fórum teve, como sempre, uma área dedicada a Demonstrações interativas de image recognition e Inteligência Artificial, onde os participantes puderam testar algumas das Soluções SAS mais inovadoras.
O dia terminou num dos emblemáticos terraços do CCB, com um Cocktail de Celebração dos 25 anos da empresa em Portugal.
 
Susana Almeida, 15/07/2019
Partilhar
Comentários 0