Câmara de Gaia paga passes de transportes dos alunos do ensino superior;

Mobilidade
Câmara de Gaia paga passes de transportes dos alunos do ensino superior
A partir de 1 de outubro, a Câmara Municipal de Gaia vai assumir os passes de transportes públicos para os alunos do ensino superior público e privado residentes em Vila Nova de Gaia, a frequentar estabelecimentos de ensino superior dentro da Área Metropolitana do Porto. O processo iniciar-se-á com inscrição nos serviços municipais, a partir de 7 de setembro.


A autarquia presidida por Eduardo Vítor Rodrigues indica, em comunicado, que este é "um esforço do Município de Gaia para alargar o leque de apoios sociais a um grupo estudantil que não tem nenhum benefício social municipal, motivando para o uso do transporte público e apoiando famílias de alunos com múltiplas despesas educativas, nomeadamente ao nível das propinas ou da aquisição de livros, entre outros".
Recorde-se que, em 2019, foi criado o "passe único" universal para a Área Metropolitana do Porto, com um valor de 30 euros (passe municipal e intermunicipal com três zonas) e de 40 euros (passe metropolitano). Além disso, em junho de 2020, foi criado o "passe família", que garante a gratuitidade dos passes para agregados familiares, a partir do terceiro passe, inclusive.
Existe também já um roteiro de transporte escolar financiado pelo município e Ministério da Educação, até aos 18 anos. Além disso, a Câmara Municipal de Gaia atribui, ainda, um apoio no início do ano letivo a todos os alunos até ao 12.º ano de escolaridade (cheque material escolar). "Este apoio agora divulgado revela-se de maior importância no próximo ano letivo, face à situação de pandemia que o país atravessa e com as consequências negativas do ponto de vista económico e social que têm vindo a afetar muitos agregados familiares", remata a autarquia.
Aquiles Pinto, 14/08/2020
Partilhar
Comentários 0