Como é que os pagamentos presenciais se tornaram mais fáceis e flexíveis?;

Como é que os pagamentos presenciais se tornaram mais fáceis e flexíveis?
Há 30 anos, era difícil pensar num ato de pagamento que não envolvesse um remexer de carteira à procura de uma nota ou moeda que fechasse uma dada transação. Hoje em dia, esse ato está prestes a tornar-se uma recordação do passado graças à introdução de tecnologias cashless e contactless que fazem adivinhar um futuro sem dinheiro.
Utopia? Pense novamente. De acordo com o relatório "European Payment Report", realizado pela Intrum, o qual o Jornal Económico teve acesso, 46% dos portugueses inquiridos afirmaram acreditar que, dentro de cinco anos, não irão precisar de utilizar dinheiro físico, valor significativamente superior ao registado em 2019 (16%), mas que segue em linha com a média europeia (57%).
O crescimento das compras online e a promoção do contactless nas compras presenciais decorrentes da pandemia vieram pavimentar este caminho obrigando as empresas a aceitar pagamentos à distância, por cartão, através de referência Multibanco ou MB WAY, e a equiparem os seus pontos de venda físicos com terminais de pagamento preparados para receberem pagamentos sem contacto.
Isto é visível no último relatório do Banco de Portugal (BdP), publicado pelo jornal Expresso, sobre o histórico da atividade bancária no nosso país que nos diz que, em 2020, contabilizaram-se 327 mil terminais de pagamento em Portugal, um recorde histórico que se justifica pelo crescimento do número de lojas e espaços comerciais que adquiriram este tipo de mecanismo tendo em conta o desincentivo dos pagamentos em dinheiro físico e a promoção dos pagamentos por contactless (cartões ou telemóveis).
Para se perceber a importância destas novas tecnologias na alavancagem dos negócios presenciais, basta olharmos para o peso que os pagamentos contactless já detém na faturação dos negócios portugueses.
Segundo o mais recente relatório REDUNIQ Insights, solução de conhecimento da REDUNIQ, só em agosto deste ano, os pagamentos contactless representavam já 67% do total de operações efetuadas na rede de pagamentos da REDUNIQ, um valor que contrasta com os 4% de janeiro de 2019, e que vem não só comprovar a gradual consolidação dos pagamentos sem contacto na rotina diária de clientes e negócios, como também revelar uma crescente adesão dos portugueses a novas formas de pagar baseadas na utilização do smartphone ou wearables.
Mais práticos, rápidos e higiénicos do que as transações em numerário, os pagamentos contactless acabam assim não só por facilitar a vida dos consumidores, como também se revestem de particular relevância na faturação dos negócios. Contudo, para que tal aconteça e possamos entrever um mundo sem dinheiro físico, é importante sublinhar o papel de marcas como a REDUNIQ.
Face à necessidade da simplificação dos pagamentos, esta marca apostou e aposta no desenvolvimento tecnológico de terminais de pagamento (TPA) ajustados às necessidades dos negócios e em linha com as preferências dos consumidores ajudando, desta forma, a transformar o panorama do setor dos pagamentos em Portugal.
Encontramos uma prova do compromisso da REDUNIQ com a inovação na transformação dos pagamentos presenciais na figura do terminal de pagamento automático Android REDUNIQ Smart.
Desenvolvido a pensar em negócios mais móveis e digitais, este TPA está preparado não só para propiciar a aceitação de pagamentos contactless com cartão, chip ou MB WAY, como também traz incorporadas uma série de apps de certificadas que oferecem uma flexibilidade extra aos negócios na gestão dos seus recursos.
Por exemplo, com a app ZS Mobile um lojista pode registar pedidos no terminal, consultar e gerir stocks, gerir a sua frota por GPS, faturar (certificação da AT) ou elaborar orçamentos e encomendas mesmo sem ligação à Internet, enquanto com a app WinRest ou a ZSRest, um negócio de restauração passa a poder apresentar menus, registar e confirmar pedidos de clientes, integrar o seu software de faturação num único TPA e automatizar processos fazendo-o ganhar mais tempo para o atendimento ao cliente.
As potencialidades do REDUNIQ Smart chegam, igualmente, aos setores da Hotelaria e da Saúde. No primeiro caso, com este terminal o cliente de um estabelecimento hoteleiro pode, entre outras coisas, consultar todos os serviços disponíveis, confirmar marcações e fazer o pagamento, tudo isto no mesmo terminal. O hotel poderá ainda associar um programa de fidelização ao terminal, permitindo, por exemplo, emissão de vouchers e leitura dos mesmos.
Já na área da Saúde e Bem-estar, o terminal Android REDUNIQ Smart pode acomodar apps que permitam a uma clínica ou consultório gerir a agenda, emitir recibos, consultar a faturação e aceitar pagamentos sem contacto.
Porque a segurança dos pagamentos é um assunto que importa a todos, refira-se que a REDUNIQ é a única marca com a certificação de segurança PCI DSS em Portugal, o que significa que o REDUNIQ Smart e todas as outras soluções de pagamentos presenciais e online da marca garantem que o processo de pagamento é seguro em todas as suas dimensões.
Susana Almeida, 17/12/2021
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