Empresas têm dificuldade em manter relevância para os clientes;

Estudo da Accenture mostra novas tendências
Empresas têm dificuldade em manter relevância para os clientes
De acordo com o novo estudo da Accenture, 88% dos executivos1 acreditam que as necessidades dos clientes e dos colaboradores estão a mudar mais rápido do que a oferta prestada pelas empresas, o que leva a uma queda das expetativas e uma crise de relevância das organizações.
Pedro Pombo, Managing Director da Accenture Song em Portugal, afirma que “os fatores externos - desde os económicos aos culturais, ambientais e políticos - estão a afetar as pessoas mais do que nunca, tornando a vida mais complicada e as decisões de compra mais multifacetadas”. Pedro Pombo assume que “há uma divisão crescente entre o que os consumidores precisam e valorizam e o que as empresas oferecem, criando um gap de relevância. Acreditamos que as empresas podem colmatar esta lacuna e antever um crescimento significativo, não se concentrando apenas na promoção do consumo, mas contribuindo de forma significativa para a vida dos clientes”.
O relatório, intitulado “The Human Paradox: From Customer Centricity to Life Centricity” é baseado num inquérito a mais de 25 mil consumidores em 22 países e centra-se no gap entre as expectativas das pessoas em relação ao que as empresas deveriam estar a oferecer e o que as empresas pensam que os seus clientes desejam. 
De acordo com o relatório da Accenture, 67% dos inquiridos esperam que as empresas compreendam e respondam às suas necessidades em constante mudança e em tempos de disrupção. No entanto, a excessiva simplificação da segmentação e a subestimação do impacto das pressões externas no comportamento levaram a esta separação entre a expetativa e a realidade.

12/08/2022
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