Os artigos que não podem faltar no seu escritório!;

Os artigos que não podem faltar no seu escritório!
(Pixabay / Pexels.com)
Como muitos de nós se devem ter apercebido durante os meses de teletrabalho em que a nossa sala de estar ou cozinha foi transformada num escritório improvisado, por vezes, encontrar uma caneta, um clip, ou um agrafador é mais difícil do que encontrar o Santo Graal.
Agora que o governo recomendou o regresso do teletrabalho para permitir às empresas pouparem energia, este tipo de problemas pode regressar e o stress de abandonar o trabalho para se dirigir a uma papelaria para comprar aquele artigo em falta tornar-se rotina.
Esta tendência para a falta ou desaparecimento de artigos de escritório não acontece, contudo, em quem trabalha ou se prepara para trabalhar a partir de casa. Este “drama” é prato do dia nos milhares de escritórios espalhados pelo país. Quem nunca andou a pedir ao “vizinho da sala ao lado” uma caneta ou um arquivador que atire a primeira pedra.
Para que nunca lhe falte nada para desenvolver o seu trabalho no máximo conforto, vamos ajudá-lo a escolher o seu material de escritório. Venha daí!

Artigos que não podem faltar no seu escritório

Mesa

A mesa é o centro nevrálgico de qualquer escritório que se preze, seja em casa ou fora dela. Na escolha da mesa tenha em atenção não só quantidade de trabalho e equipamentos (computador, impressora, etc.) que ela terá de suportar, mas também, e sobretudo, o seu porte físico, uma vez que é importante que possa estar sentado numa posição confortável e ergonómica em que os braços estejam apoiados ao mesmo nível do teclado e do rato.
Para além disto, para que a organização seja maximizada, procure uma mesa com gavetas que possam armazenar todas as coisas que utiliza diariamente.

Cadeira (confortável)

Nenhum escritório fica completo sem uma cadeira, mas não vale qualquer uma. Afinal de contas irá passar uma boa parte do dia sentado nela.
Assim, devido ao esforço prolongado e más posturas, isto pode ter consequências para a sua saúde, especialmente para a sua coluna, deve optar por uma cadeira que se ajuste bem ao corpo, ergonómica e que permita que os braços estejam ao nível da mesa e do PC.

Candeeiro

Para além de uma boa iluminação natural, não deve descurar um candeeiro de escritório que lhe providencie iluminação adequada quando a noite cai de modo a preservar a sua visão.
Por isso, escolha um candeeiro flexível que lhe permita não ter a luz a bater diretamente nos seus olhos.

Kit de Canetas, lápis ou lapiseiras, agrafador/furador, consumíveis vários

Não há escritório que se preze sem um kit de canetas, lápis ou lapiseiras, agrafador/furador e consumíveis como um suporte de fita-cola, capas, bloco de notas e os tão necessários post-its que lhe permitirão manter registos diários de tarefas, ideias ou anotações rápidas.
Para além disto, tenha sempre um calendário à mão para que não deixe passar prazos e saber sempre em que dia da semana é que está.

Armários

A tecnologia digital é útil, mas sem estantes e armários, o seu escritório quotidiano pode ser uma confusão. Portanto, instale tais móveis no seu escritório para evitar o empilhamento de papéis.
Além de estarem naturalmente arrumados, os móveis irão trazer organização e produtividade.

Organizadores

Mudamos de material de escritório, mas continuamos no tema organização. Se a sua mesa de escritório tem gavetas passe à frente, mas em caso negativo, pondere adquirir organizadores que lhe possibilitarão ter artigos de uso diário, como canetas ou tesouras, mais perto de si e sem ocupar muito espaço.

Caixote do lixo

Entre a azáfama do trabalho pode nem sequer reparar na quantidade de lixo produzida ao longo de um dia de expediente, mas tenha a certeza de que é muita.
Por isso, para que os papéis inutilizados ou as garrafas de água não se acumulem em cima da mesa ou no chão, tenha sempre um caixote do lixo bem perto de si.

Tecnologia (PC, rato, fones, etc)

Por último, num escritório não podem faltar o PC, a impressora, rato e fones, estes últimos uma importante ajuda para quem consegue trabalhar ou concentrar-se melhor a ouvir música.
Uma nota em relação ao PC: um estudo realizado pela Samsung revelou que o uso de dois monitores aumenta em 28% a produtividade dos utilizadores, uma vez que um monitor extra não só aumenta a área de visualização, como torna o trabalho mais rápido e eficiente.
Susana Almeida, 30/09/2022
Partilhar
Comentários 0