Coaching: ANJE ajuda jovens empreendedores a alcançarem metas;

Coaching: ANJE ajuda jovens empreendedores a alcançarem metas
Trabalhar aspetos comportamentais com o objetivo de atingir novas metas e melhorar resultados, incorporando o coaching – a sua essência, abordagens, metodologias e ferramentas – na atividade profissional e na vida pessoal dos formandos. A 23.ª edição da formação da ANJE “StartUp Coaching” – organizada em parceria com a International Coaching University – decorre nos dias 17 e 18 de maio, na sede da Associação Nacional de Jovens Empresários, no Porto.
 
O curso apresenta um programa multidisciplinar, assente em três pontos de aprendizagem. No primeiro, o destaque vai para o autoconhecimento, onde serão abordados tópicos como a autoanálise e a reflexão. O segundo focará na transformação, nomeadamente em questões como as crenças e valores, o autoconceito e a visão. Por fim – na ação – os objetivos, metas, arquitetura e estratégias de sucesso são os pontos de aprendizagem.
Nuno Ricardo, diretor da área de formação e competências da ANJE, afirma que “a formação é predominantemente prática, com várias dinâmicas, diagnósticos 360º e diagnóstico comportamental DISC”. O responsável destaca ainda que “um dos principais objetivos da formação passa por desenvolver nos participantes capacidades de liderança profissional e pessoal. A ideia passa por dotar os participantes das capacidades necessárias para definir metas e planos de ação para os seus negócios, além de poderem também integrar o coaching nos processos de mudança, promovendo uma atitude vencedora relativamente aos negócios”.
O painel de formadores conta com a presença de três elementos: Sérgio Almeida, fundador da International Coaching University (ICU) e do CEO do SEAL Group, onde assume, também, as funções de CEO; Ricardo Cibrão, é diretor nacional da mesma instituição, acumulando ainda funções como Presidente da ICPC – International Community of Professional Coaches e como Managing Director da Powercoaching; Hugo Gonçalves, trainer e formador em coaching e performance pessoal, que fecha a equipa responsável pela ação formativa.
A iniciativa destina-se a todos aqueles que pretendem desenvolver competências pessoais e profissionais, para que possam, assim, atingir metas e melhorar resultados. Entre os possíveis destinatários destacam-se empreendedores, gestores, executivos, consultores, formadores, criativos, responsáveis por equipas e professores.
Num mundo em constante mudança, as competências pessoais e o autoconhecimento são características cada vez mais valorizadas. Por isso mesmo, a procura por este tipo de formações tem aumentado por parte daqueles que pretendem melhorar o seu desempenho. “As empresas procuram cada vez mais colaboradores que, mais do que as competências técnicas, sejam capazes de se destacar e de fazer a diferença. E aqueles que conseguirem desenvolver “skills” de liderança estarão desde logo mais preparados para enfrentar o mercado de trabalho”, destaca Nuno Ricardo.
A formação “StartUp Coaching” faz parte do calendário formativo que a ANJE apresentou para os próximos quatro meses do ano. Além do Porto, o plano contempla ações formativas em Coimbra, Lisboa, Alentejo e Faro.
O programa  FOCO – Formação e Competências pretende ajudar os empresários portugueses na melhoria da produtividade dos seus negócios e na promoção da competitividade global das empresas nacionais. Através de um plano de formação multidisciplinar, o objetivo da ANJE é reforçar as competências dos empreendedores nas mais diversas áreas e setores de atividade.
Susana Almeida, 16/05/2019
Partilhar
Comentários 0