“O modelo da keezag é baseado no contrato de exclusividade que garante maior comprometimento na venda”;

David Júnior, CTO & cofundador da keezag, destaca
“O modelo da keezag é baseado no contrato de exclusividade que garante maior comprometimento na venda”
O contrato de exclusividade garante um maior comprometimento do consultor, uma venda mais rápida e, consequentemente, uma melhoria no preço, considera o responsável da keezag.
Como é feita a seleção dos consultores de forma a garantir que estão qualificados e habilitados para conduzirem uma operação de mediação?
O modelo de negócio da keezag é baseado na transparência e na liberdade de escolha do proprietário. Portanto, o registo na plataforma é livre e gratuito, para que qualquer consultor possa registar-se e ter acesso à oportunidade de participar nos processos de captação de “leads” exclusivas.
No entanto, quando um consultor se inscreve na plataforma keezag, inicia-se com um perfil sem qualificação, e isto é claramente visível aos proprietários. Existem alguns critérios que precisam de ser atendidos para que o consultor possa demonstrar a sua qualificação, como a experiência no mercado, quantidade de transações realizadas nos últimos 12 meses, nível de comprometimento, envolvimento, velocidade de resposta. Utilizamos parâmetros bem definidos e um algoritmo de inteligência artificial que ajuda o consultor a demonstrar e validar a sua qualificação. Consequentemente, ajuda o proprietário a ver esta qualificação com total transparência.
Os consultores mais qualificados têm ainda um método de diferenciação claro, como, por exemplo, o selo Gold, Silver e Bronze. Além disso, o próprio modelo de negócio da keezag cria filtros de qualificação adicionais. Por exemplo, quando um consultor é escolhido pelo proprietário, este consultor deve realizar um pagamento para desbloquear o direito ao contrato de mediação exclusiva.

Qual é a percentagem de sucesso conseguida na concretização dos negócios?
Depende muito da liquidez do imóvel, da região, e do momento do mercado. Mas um caso interessente e representativo foi o de um imóvel que, em pleno período de confinamento, devido à pandemia, foi vendido em menos de um mês. A proprietária escolheu o consultor através da nossa plataforma, um processo muito rápido, e acabou por realizar o contrato de promessa de compra e venda do imóvel por correio.  

Que iniciativas vai tomar a Keezag para aumentar o número de imóveis inscritos?
A keezag lançou a plataforma em março de 2020 e durante este ano investiu na validação do modelo de negócio. Agora, estamos em fase de captação de investimentos para iniciar a etapa de escalabilidade, onde os recursos serão direcionados com mais intensidade para as ações de divulgação. A nossa estratégia é baseada em marketing digital direcionado ao nosso público-alvo. Acreditamos que a nossa proposta de valor é muito atrativa e que a adesão aumentará na mesma proporção que investirmos em visibilidade.
Portugal tem uma grande percentagem de consultores ativos, não só em agências com AMI (Licença de Mediação Imobiliária), mas também em agências sem AMI. O objetivo da plataforma é aconselhar os proprietários sobre uma venda ou arrendamento mais assertivo e direcionado e, para isso, tem de ser bem acompanhado por um consultor imobiliário, uma vez que o mesmo é capacitado para exercer essa função, e tem já um portfólio de prospectos de compra e venda. Temos, sim, a ambição de aumentar, a cada ano, a quantidade de imóveis ativos, mas, como disse, estamos ativos desde março de 2020, somos uma startup e, mesmo num momento de crise mundial, temos estado em ascensão, o que indica que estamos a avançar no mercado, a mostrar que a nossa proposta realmente vem descomplicar este processo. 
 
Quais os mecanismos criados pela keezag para evitar a fuga ao pagamento de comissões?

O modelo da keezag é baseado no contrato de exclusividade. Apesar de ser uma quebra de paradigma cultural em Portugal, sabemos que mercados maduros como os EUA têm na base do seu sucesso o modelo de exclusividade que garante um maior comprometimento do consultor, uma venda mais rápida e, consequentemente, uma melhoria no preço. Já comprovámos que, uma vez que o proprietário encontra um consultor realmente confiável e qualificado, só tem vantagens em ter um contrato exclusivo, que garante a melhor venda para o proprietário, e a comissão mais justa para o consultor.  

Tendo em conta a disparidade de valores em termos de comissões de intermediação, há algum valor mínimo e máximo?
Acreditamos na liberdade de escolha. O nosso modelo é baseado na transparência e na competitividade. Cada consultor pode apresentar a sua proposta de comissão, sem esquecer que os proprietários têm acesso e irão comparar as comissões propostas por cada consultor.
Susana Almeida, 31/03/2021
Partilhar
Comentários 0