Apenas 40% dos sites permite a reserva e anulação no turismo em espaço rural ;

Apenas 40% dos sites permite a reserva e anulação no turismo em espaço rural
Atualmente, o empreendedorismo e a criação de uma nova empresa constituem uma atitude cada vez mais comum na sociedade. Fruto da dinâmica do mercado, há uma alteração do paradigma do “emprego para a vida” para uma procura de oportunidades no mercado que possam, simultaneamente, preencher uma lacuna na oferta existente e constituir um fator de realização profissional.
O turismo tem sido um setor onde esse espírito empreendedor e de criação de novos negócios se tem feito sentir, nomeadamente nas unidades de alojamento de turismo em espaço rural (TER).
No TER, como em qualquer outro negócio, o marketing irá desempenhar um papel fundamental, quer numa perspetiva estratégica, ou seja, na definição do conceito, quer na fase operacional depois de concebido o produto, nomeadamente, na utilização de ferramentas de comunicação para o dar a conhecer ao mercado.
O marketing, e mais concretamente o marketing digital, assumem efetivamente um papel muito atual e relevante. E se, já antes do contexto atual da pandemia mundial, esta abordagem de marketing se encontrava em franca expansão, o contexto dos negócios pós-covid veio mostrar que as ferramentas de comunicação de marketing digital são fundamentais e constituem um desafio por estar agarrado a uma tecnologia que evolui todos os dias e a um ritmo alucinante.
Torna-se pertinente, analisar as especificidades do marketing digital no turismo rural bem como discutir a importância da colocação em prática das novas ferramentas digitais como forma de chegar mais perto do cliente final. O marketing digital é um meio rápido e económico de promoção de negócios, permitindo exposição e visibilidade para o negócio possibilitando a identificação e relacionamento com clientes, parceiros económicos, a obtenção de informações e expansão de mercado, o aumento de clientes e a redução de despesas de marketing.
Nota-se que, apesar de ser reconhecida a importância do marketing digital, há ainda um longo caminho a percorrer no que se refere ao conhecimento acerca dos instrumentos existentes e da melhor forma de os otimizar.
A necessidade de se estar atualizado no conhecimento sobre a forma como as novas tecnologias da comunicação e informação se encontram na atualidade e a evoluir no seio do tecido empresarial e na sociedade em geral, com especial foco no turismo constitui um desafio importante para poder saber as melhores opções para o apoio à gestão.
Aposta-se no desenvolvimento das soluções informáticas, sites, plataformas e redes de promoção, que aumentam a cada dia, pois estão a ganhar espaço no setor do Turismo, na atualidade é imprescindível o uso da Internet como meio de promover o turismo no espaço rural.
Os turistas procuram informações sobre o local de destino ou, por vezes decidem o destino a ser visitado através de pesquisa na internet, pois aí encontram uma série de opções que podem levar à escolha do destino e até idealizar o seu próprio roteiro sem precisar de sair de casa. O turista, hoje está mais informado e sem dúvida mais exigente, acontece porque as novas tecnologias favorecem esse desenvolvimento humano tão desejável.
O Turismo, por ser complexo e de grande dimensão comunicacional requer estratégias que tenham como objetivo a divulgação de imagens e mensagens chave de um determinado destino ou região turística e que façam um bom uso dessas imagens e mensagens a favor de um determinado destino. As tecnologias estão disponíveis, os dados e a sua manipulação digital constituem um poder fortíssimo ao alcance de todos.
Num cenário globalizado como vivemos, no qual a consolidação da rede como meio de comunicação tem influenciado o setor turístico e o comportamento dos consumidores, torna-se imprescindível que qualquer destino esteja presente e visível na Web.
Concluiu-se que é essencial para a sobrevivência do alojamento TER o marketing digital, contudo ainda não é encarado como fundamental por todos. A comunicação de algumas unidades TER não se baseia em nenhuma estratégia comunicacional definida previamente, as suas publicações são feitas à medida que surge alguma necessidade, não se verificando periocidade habitual.
Um estudo recente realizado junto do TER em Barcelos, detetou que o Marketing Digital, nas unidades TER de Barcelos, ainda é relativamente pouco explorado na promoção do negócio e na interação com os potenciais clientes e operadores. Efetivamente os empresários reconhecem, contudo, a importância do potencial que o Marketing Digital representa na gestão das unidades TER, encontram-se a fazer um esforço de adaptação aos meios digitais, possuindo, contudo, um ainda reduzido nível de exploração das Redes Sociais.
Analisadas 35,7 % do total de unidades TER de Barcelos verifica-se uma ainda reduzida utilização das potencialidades das facilidades do ONLINE. Verificou-se que todas as unidades TER possuem site ativo na Internet, contudo apenas 40% dos Sites do TER permite a reserva e anulação e apenas 20% possuem formulário de feedback (avaliação) e somente 40% possuem vídeo promocional. Estranhamente nenhum dos sites do TER possui Newsletter.
Deolinda Costa Secretária Geral da APROTURM, 18/05/2021
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