“Queremos reinventar o modo como se alugam casas aliando a tecnologia ao setor imobiliário”;

Pedro Franco Caiado, Country Manager da Spotahome Portugal e UKI
“Queremos reinventar o modo como se alugam casas aliando a tecnologia ao setor imobiliário”
A Spotahome é um ‘marketplace’ de arrendamento de casas que alia a tecnologia ao setor imobiliário, onde quer ter um papel ativo, reinventando o modo como se alugam casas. Desde 2018 que estamos em Portugal e estamos presentes em Lisboa, Porto e Coimbra.
Que condições são necessárias para que Portugal seja um país que atrai cada vez mais ‘nómadas digitais’?
Os ‘nómadas digitais’, pessoas que trabalham remotamente e passam temporadas em países diferentes, veem em Portugal uma oportunidade de conhecer uma nova cultura, língua e desfrutar do nosso fantástico clima, algo que pesa bastante na decisão. Enquanto plataforma que alia a tecnologia e o imobiliário, a Spotahome quer ser a primeira escolha para este tipo de cliente visto que reunimos todas as condições para a reinserção deste tipo de pessoas. A nossa plataforma é 100% online e aposta num formato de verificação das casas por uma pessoa designada pela Spotahome, o ‘homechecker’, que faz um vídeo e mostra como as casas são na realidade. Assim, é possível garantir mais segurança tanto para os inquilinos como para os senhorios.
Para além disso, Portugal é, hoje em dia, um dos países que estão a apostar mais na inovação e transformação digital e, por isso, os nossos clientes também se mudam com o objetivo de se juntar a esta onda crescente de ‘hubs’ de inovação e empreendedorismo.

O que é necessário em termos de estruturas de apoio para cativar este público?
Os ‘nómadas digitais’ procuram um alojamento capaz de suportar uma estadia de médio a longo prazo (mais de 30 dias). A pandemia só veio aumentar esta procura e as pessoas começaram a procurar casas que se pudessem transformar em escritórios, mantendo sempre o conforto. A ideia de que uma casa serve só para dormir já está obsoleta e os ‘nómadas digitais’ procuram propriedades onde se possam sentir em casa e nestes casos a Spotahome pode ajudar.

Em termos de cidades e regiões do país, quais são as que apresentam melhores condições?
A Spotahome está presente em Portugal, nas cidades de Lisboa, Porto e Coimbra. No futuro, planeamos expandir e disponibilizar a nossa plataforma ao país inteiro porque acreditamos que o setor imobiliário tem muito potencial no resto do país. Com o movimento que tem havido de descentralização das cidades, faz sentido que a Spotahome também tenha oferta nestes locais e estamos neste momento a trabalhar nisso.

Em termos de alojamento residencial quais as condições que apresenta Portugal para atrair este público?
Portugal tem das melhores universidades na Europa, o que faz com que muitos alunos estrangeiros apostem em mudar-se para aqui para estudar e os ‘nómadas digitais’ apostem no nosso país para viver durante uma temporada.
O nosso clima, o custo de vida e a nossa cultura são ainda algumas das razões pelas quais assistimos ao crescimento da vinda de estrangeiros para o nosso país. Nestas condições, a Spotahome pretende ser a primeira escolha para ajudar tanto senhorios a alugar as suas casas como os inquilinos no processo de mudança para as cidades portuguesas.

Qual o papel que a Spotahome tem neste momento?
A Spotahome é um marketplace de arrendamento de casas que alia a tecnologia ao setor imobiliário e quer ter um papel ativo no desenvolvimento tecnológico do setor imobiliário e quer reinventar o modo como se alugam casas. Desde 2018 que estamos em Portugal e estamos presentes em Lisboa, Porto e Coimbra. A nossa missão é adaptar o setor imobiliário aos dias de hoje e à tecnologia existente, tornando-o mais transparente. Temos vindo a crescer nos últimos anos e acreditamos que essa tendência vai continuar, visto que, hoje em dia, mais do que nunca, os processos totalmente remotos são mais privilegiados pelos clientes. Ambicionamos crescer 150% no ano 2022 em Portugal e, para atingir este objetivo, queremos que cada vez mais senhorios nos vejam como a primeira escolha para colocar as suas casas a arrendar.

O que perspetiva no futuro?
A Spotahome quer ainda posicionar-se como a melhor opção no mercado para arrendar uma casa de forma segura. Queremos ser a opção “mid to long term” (arrendar por mais de 30 dias) mais escolhida em Portugal e queremos ajudar os senhorios a complementar as casas e os inquilinos a arranjarem casas de forma segura.
Susana Almeida, 28/01/2022
Partilhar
Comentários 0