Eco-Oil cria novo fuel reciclado e sustentável;

Eco-Oil cria novo fuel reciclado e sustentável
 “O investimento em unidades de produção de combustíveis sintéticos necessita de escala e integração industrial”, afirma Nuno Matos, diretor geral da Eco-Oil.
Com base no tratamento de águas contaminadas dos navios-tanque, a Eco-Oil criou, com recurso a diferentes processos físico-químicos, um novo fuel, 100% reciclado e sustentável.
Nuno Matos, diretor geral da Eco-Oil, orgulha-se de em 2021 ter conseguido reciclar 99% de todos os resíduos que recolheu, evitando a emissão de 96 mil toneladas de CO2 na atmosfera.
O Eco Green Power é um fuel sustentável produzido em Portugal, com recurso exclusivo a resíduos perigosos, provenientes das águas contaminadas de navios-tanque.

Vida Económica - O que é o Eco Green Power?
Nuno Matos -
Trata-se de um fuel sustentável produzido em Portugal, com recurso exclusivo a resíduos perigosos, provenientes das águas contaminadas de navios-tanque.
A classificação de sustentabilidade foi atribuída pelo ISCC – International Sustainability and Carbon Certification, que validou ainda as emissões de gases de efeito de estufa do processo de produção.

VE - Como obtiveram este produto?
NM -
As águas contaminadas dos navios-tanque contêm hidrocarbonetos que ficam no fundo dos tanques e não são aproveitados. Falamos de gasóleo, gasolina, fuel ou crude, que ficam nestes tanques e são eliminados pela lavagem. A operação da Eco-Oil está no tratamento destas águas de lavagem, contaminadas com resíduos perigosos, que são poluentes, inflamáveis e explosivos – são ainda tóxicos para pessoas e para o ambiente.
Com recurso a diferentes processos físico-químicos, operações unitárias de separação e destilação a Eco-Oil consegue criar um novo fuel, 100% reciclado e sustentável.
Reciclamos 99% do que recolhemos. As águas, são tratadas e livres de qualquer elemento poluente e são devolvidas ao meio ambiente; os hidrocarbonetos são transformados num fuel sustentável; e os detritos filtrados, como lamas e areias, são encaminhados para um aterro especializado.

VE - Quanto tempo demoraram desde a ideia até à fase de divulgação do produto final para certificação?
NM -
Desde 2012, e como resultado de uma extensa investigação sobre o reaproveitamento destes resíduos, começou a ser possível processá-los e utilizá-los como matéria-prima para a produção do nosso fuelóleo industrial – o EcoGreenPower. Deste modo, o que antes era um resíduo destinado a recuperação energética e com potencial de aproveitamento limitado, é agora reintroduzido na cadeia de valor como um novo produto, prolongando a sua vida útil e contribuindo para a economia circular.

Produto com fins industriais

VE - O Eco Green Power tem uma redução de emissões de 99,75% face ao combustível fóssil mas em termos de rendimento da viatura é o mesmo?
NM -
O Eco Green Power não é utilizado em viaturas. É um combustível industrial que substitui o fuel óleo tradicional.
Utilizado em caldeiras e fornos, o Eco Green Power comprovou, através de um estudo independente realizado pelo nosso cliente Grupo Bel,melhor performance comparativamente a um combustível tradicional de refinaria. O nosso fuel sustentável apresenta um rendimento quatro porcento superior ao combustível fóssil, enquanto reduz emissões poluentes de dióxido de enxofre e de azoto na ordem dos 90%. Por todas estas razões, utilizar o nosso fuel é de facto compensador e benéfico para as indústrias.
Por um lado, contribui positivamente para o desempenho dos equipamentos de queima e, por outro, reduz significativamente o impacto poluente no ambiente. Deste modo, a indústria que opta por utilizar o EcoGreenPower não só utiliza um fuel 100% reciclado e sustentável, como ela própria se torna mais sustentável.
Este “green value” é crucial para manter o EcoGreenPower no mercado em competição directa com os combustíveis tradicionais e sem qualquer incentivo de natureza fiscal ou outro, que corporize a diferenciação positiva deste combustível sustentável.

VE - Este tipo de combustível pode ser utilizado numa viatura normal? Existe alguma adaptação que seja necessário efetuar?
NM -
O Eco Green Power não está preparado para motores a combustão. Ainda assim, já foi desenvolvido com a academia e testado em laboratório um combustível que, produzido através do Eco Green Power, pode ser encaminhado para incorporação no mercado do transporte rodoviário. O investimento numa unidade industrial para produção desse combustível rodoviário não está nas prioridades imediatas.

VE - Pode ser colocado na rede de distribuição atual?
NM -
O Eco Green Power é comercializado directamente pela Eco-Oil e por nós colocado nas fábricas dos Clientes.
Toda a produção Eco Green Power é escoada para a indústria e não há excedentes, sobretudo porque existe uma procura crescente por fontes de energia mais sustentáveis.

VE - Qual vai ser nos próximos cinco anos o futuro deste combustível?
NM -
A descarbonização da economia e a necessidade de redução de emissões ditará grandes transformações no mercado dos combustíveis nos próximos anos.
O investimento em unidades de produção de combustíveis sintéticos necessita de escala e integração industrial. Os processos de captação, uso e armazenagem duradoura de carbono serão outra área onde observaremos grandes mudanças.
A mudança só será possível por via do enquadramento legal e fiscal, a taxação das emissões de carbono terá grande impacto na rentabilidade das indústrias mais poluentes, que serão forçadas a mitigar as suas emissões.
JORGE FARROMBA (jorgefarromba@gmail.com), 08/06/2023
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