CINCO ERROS COMUNS NA AQUISIÇÃO DE UMA FRANQUIA
É com uma perspetiva animadora que um empreendor encara a aquisição de uma franquia. Iniciar um negócio como um projeto de vida, é sem dúvida um excelente caminho, ainda mais com uma marca conhecida que acumula experiência no mercado e em rede.
Contudo, este processo tem riscos que são inerentes à própria operação. Deste modo há um conjunto de situações que devem ser ponderadas e os riscos mitigados.
Contudo, este processo tem riscos que são inerentes à própria operação. Deste modo há um conjunto de situações que devem ser ponderadas e os riscos mitigados.
O futuro franchisado deve, portanto, preparar-se bem para não cometer os seguintes erros:
1. Não conhecer suficientemente bem o negócio e o mercado.
É importante que o franchisado conheça o negócio que irá desenvolver, bem como a adequação do mesmo à localização desejada. Deve considerar se o que o seu negócio oferece, se adequa à localização que escolheu, e não é ocasional ou sazonal.
2. Não conversar com franchisados ou conhecer unidades em funcionamento.
É comum o franchisado adquirir uma franquia depois de conversar com os que lhe são próximos, sejam familiares, amigos ou outros contactos. Contudo, durante este processo é também necessário que seja efetuada uma consulta às unidades em funcionamento, uma vez que estes são os elementos que conhecem melhor o negócio e o dia-a-dia do mesmo, bem como a reação do mercado ao mesmo.
3. Pensar que pode alterar o negócio à sua imagem.
O franchisado adere a uma rede, porque quer criar o seu próprio negócio. Porém, por vezes quer alterar o negócio à sua imagem, o que é uma pratica completamente errada. Deve sim, ouvir o franchisador pois foi este que criou o conceito e o conhece melhor que ninguém. Se não estiver preparado para isto, talvez o modelo de franchising não seja o mais correto.
4. Não seguir o que é recomendado
Como franchisado, o seu trabalho é seguir os processos definidos e não reinventa-los. Os detalhes do negócio devem ser percebidos bem como as praticas e os programas ministrados em formação. É vital que o franchisado siga o plano de ação e invista tempo a perceber cada detalhe do funcionamento da unidade.
5. Abrir uma segunda unidade antes do tempo
O franchisado deve abrir o negócio e implantar a sua unidade corretamente antes de se aventurar numa segunda unidade. O franchisador deve ter a preocupação de ter unidades bem sólidas e a trabalhar como se espera, mesmo que em número sejam menos do que seria desejável.
1. Não conhecer suficientemente bem o negócio e o mercado.
É importante que o franchisado conheça o negócio que irá desenvolver, bem como a adequação do mesmo à localização desejada. Deve considerar se o que o seu negócio oferece, se adequa à localização que escolheu, e não é ocasional ou sazonal.
2. Não conversar com franchisados ou conhecer unidades em funcionamento.
É comum o franchisado adquirir uma franquia depois de conversar com os que lhe são próximos, sejam familiares, amigos ou outros contactos. Contudo, durante este processo é também necessário que seja efetuada uma consulta às unidades em funcionamento, uma vez que estes são os elementos que conhecem melhor o negócio e o dia-a-dia do mesmo, bem como a reação do mercado ao mesmo.
3. Pensar que pode alterar o negócio à sua imagem.
O franchisado adere a uma rede, porque quer criar o seu próprio negócio. Porém, por vezes quer alterar o negócio à sua imagem, o que é uma pratica completamente errada. Deve sim, ouvir o franchisador pois foi este que criou o conceito e o conhece melhor que ninguém. Se não estiver preparado para isto, talvez o modelo de franchising não seja o mais correto.
4. Não seguir o que é recomendado
Como franchisado, o seu trabalho é seguir os processos definidos e não reinventa-los. Os detalhes do negócio devem ser percebidos bem como as praticas e os programas ministrados em formação. É vital que o franchisado siga o plano de ação e invista tempo a perceber cada detalhe do funcionamento da unidade.
5. Abrir uma segunda unidade antes do tempo
O franchisado deve abrir o negócio e implantar a sua unidade corretamente antes de se aventurar numa segunda unidade. O franchisador deve ter a preocupação de ter unidades bem sólidas e a trabalhar como se espera, mesmo que em número sejam menos do que seria desejável.