VidaEconomica
Publicado em VidaEconomica (http://www.vidaeconomica.pt)

Início > Primeira fábrica europeia de quadros de carbono vai ser inaugurada em Portugal

Investimento de 8,4 milhões de euros cria 120 postos de trabalho

Primeira fábrica europeia de quadros de carbono vai ser inaugurada em Portugal

O ministro de Estado, da Economia e da Transição Digital, Pedro Siza Vieira, vai inaugurar no dia 9 de julho, em Vouzela, as instalações da Carbon Team, a primeira fábrica de quadros de bicicleta em carbono fora da Ásia.
O investimento inicial para o projeto Carbon Team foi de 8,4 milhões de euros. A construção da fábrica, um pavilhão de 9000 m2, arrancou no quarto trimestre de 2019 e foi concluído no fim do ano passado. A empresa está sediada em Campia, no concelho de Vouzela.
A fábrica gera 120 postos de trabalho diretos, e graças a um alto nível de integração tecnológica e automação, e prevê-se que até 2024 tenha capacidade de produzir 25 mil quadros de carbono por ano. Nos planos da marca existe já a possibilidade de, no médio prazo, aumentar a área de produção em mais sete mil metros quadrados.
Portugal já é o maior exportador europeu de bicicletas, com vendas anuais superiores a 400 milhões de euros.

Portugal Bike Value incentiva o uso
de tecnologia revolucionária

A Carbon Team nasce da união da Triangles, empresa do grupo Rodi, da Miranda e da Ciclo Fapril, que com a alemã Bike Ahead Composites e a Art Collection de Taiwan têm como objetivo principal suprir as necessidades que o mercado europeu sente, em termos de quadros de bicicletas em carbono.
“Até ao momento quem procurasse quadros de carbono apenas o podia fazer na Ásia, ou em pequenas manufacturas com uma capacidade de entrega muito limitada, fora daquele continente. A Carbon Team vem assim dotar Portugal e a Europa de uma tecnologia revolucionária, que vem totalmente de encontro aos planos do Portugal Bike Value, programa que apoia a internacionalização do sector das duas rodas e mobilidade suave português”, realça o secretário-geral da ABIMOTA, Gil Nadais.
As novas instalações integram a mais recente tecnologia em termos de produção em carbono, produzindo os quadros mais leves do mundo.


Susana Almeida, 24/06/2021
 
Consulte mais notícias em: www.vidaeconomica.pt