Portugal tem uma das maiores taxas de voos atrasados
“Em 2023, verificamos a continuação do aumento das pessoas afetadas por problemas nos voos, com cancelamento e atrasos. Se por um lado existiram algumas restrições de tráfego aéreo, por outro, continuamos a verificar que ainda há alguma falta de preparação para aumento das viagens aéreas após a pandemia. De facto, verificamos uma tendência crescente: em 2019, 24% dos passageiros sofreram perturbações nos seus voos; em 2022, esta percentagem aumentou para 31%; e em 2023, voltou a existir um aumento para 36%. E isto apesar de o tráfego aéreo ainda não ter atingido os valores pré pandemia”, refere Pedro Miguel Madaleno, advogado da AirHelp especialista em direito dos passageiros aéreos.
Qual a situação do resto dos países europeus?
Malta encabeça a lista dos países com mais passageiros afetados por atrasos e cancelamentos: mais de três milhões de passageiros passaram por este país europeu e apenas 60% pode desfrutar do seu voo sem incidentes. Em segundo lugar, encontra-se a Turquia: dos mais de dois milhões de passageiros que voaram a partir da Turquia, 61% registou algum tipo de perturbação no seu voo. O pódio termina com a presença de Portugal.
Do lado contrário, e do ponto de vista da pontualidade, a Lituânia, a Noruega e a Albânia destacam-se pelo bom desempenho dos seus aeroportos. 80% dos dois milhões de passageiros que apanharam um voo da Lituânia chegaram ao seu destino a tempo; dos 28 milhões de passageiros que voaram a partir de aeroportos noruegueses, 79,4% partiram a tempo; e o mesmo aconteceu com 78,8% dos 2,5 milhões de passageiros que iniciaram a sua viagem na Albânia.
Em termos de tráfego aéreo, Espanha é o país europeu com mais voos registados – mais de 800 mil voos – e mais movimentos de passageiros – mais de 120 milhões – em 2023. Espanha tem vindo a aumentar consideravelmente a sua atividade aérea, no entanto, também tem vindo a piorar os seus registos de pontualidade. Em segundo lugar, encontramos a Alemanha com mais de 650 mil voos, 95 milhões de passageiros e 67% de pontualidade; a França em terceiro lugar, com mais de 600 mil voos, 90 milhões de passageiros e 65% de pontualidade.
Todos os passageiros têm preferências quando se trata de viajar e os europeus parecem ser os que mais procuram soluções low cost. A este respeito, a companhia aérea mais popular para viajar a partir da Europa é a Ryanair.
Movimento cresce 16% face à pré-pandemia
Aeroporto do Porto atinge 15 milhões de passageiros
O aeroporto do Porto atingiu no final de 2023 os 15 milhões de passageiros, o que representa um novo recorde.
Para este resultado contribuiu a diversificação nas ligações diretas aos principais mercados na Europa e o aumento significativo do tráfego em ligações diretas intercontinentais, que aumentaram cerca de 51% em número de passageiros, em comparação com o ano anterior.
Para o próximo ano, foi já confirmado o reforço em voos de longo curso, nomeadamente para a América do Norte, rumo a Boston, Nova Iorque e Toronto com a Azores Airlines.
Com este desenvolvimento a ANA | VINCI Airports obteve uma forte recuperação do tráfego no aeroporto do Porto, que serviu mais de 12,6 milhões de passageiros em 2022, representando um acréscimo de 116,3% em relação a 2021. É de salientar que o anterior recorde 13 milhões de passageiros tinha sido atingido em 2019.
O Porto está ligado a mais de 106 destinos diretos, através de 30 companhias aéreas. Neste ano, recebemos mais 7 companhias e 17 novas rotas, resultado de um trabalho contínuo das nossas equipas.
São também prioridade da ANA|VINCI Airports as metas de descarbonização do setor da aviação, levando ao reconhecimento internacional, como a atribuição da Airport Carbon Accreditation do ACI (Airport Council International) do nível 4+.
Com base nos inquéritos aos passageiros: o aeroporto do Porto foi reconhecido como o melhor da Europa na categoria de 5-15 milhões de passageiros, em termos de qualidade de serviço – ASQ (Airport Service Quality) – pelo ACI (Airport Council Internacional).