Vinha Boutique Hotel do grupo Jaime Poças abriu nas margens do Douro e aposta no segmento luxo

Um ano depois do previsto, devido à pandemia de Covid-19, abriu o Vinha Boutique Hotel, em Vila Nova de Gaia. Fica em Oliveira do Douro e resulta da reabilitação de uma antiga casa senhorial do século XVI, rodeada por uma quinta com 38 mil metros quadrados de área, dos quais 30 mil são jardins.
A nova unidade de cinco estrelas, promovida pelo grupo Jaime Poças, tem 38 quartos e suites com um design inspirado em criadores famosos como Ralph Lauren, Hermès ou Christian Lacroix.
Com um investimento inicial de 3,5 milhões de euros, suportado por capitais próprios, acabou por aumentar devido aos custos associados ao ano em que esteve parado. Nesta fase, a aposta, segundo Miguel Archer Pulido, diretor-geral da nova unidade hoteleira, é contribuir para “elevar o destino da região Porto e Norte”, já que “reúne todas as características e inovação que os hóspedes procuram e que muitas vezes se apresentam como motivação para a escolha de determinado destino”.
A unidade tem como foco principal o segmento do luxo, “consumidores exigentes e com muita cultura, que viajam pelo mundo fora em busca de estadias que lhes permitam viver experiências únicas em hotéis desta natureza”, destaca.
A unidade vai criar 50 postos de trabalho, sendo que o Restaurante Vinha terá à sua frente o conhecido chefe Renato Cunha.
Fase de expansão está prevista
Ao edifício histórico recuperado, o grupo Jaime Poças, que o comprou para criar o hotel, juntou um novo edifício de raiz. Prevista está, no futuro, a sua expansão.
A arquitetura de exteriores e interiores do hotel, inclusive da requalificação do edifício histórico, esteve a cargo da arquiteta Joana Poças.
A casa senhorial que integra o hotel acolhe o Vinha Restaurante, o Bar Reserva e também o spa, o primeiro na região Norte de Portugal da marca francesa Sisley Paris. É ainda composta por dois pisos com quartos, estando os restantes distribuídos pelo edifício novo contíguo.
Em alguns dos quartos e suites vai encontrar produtos de acolhimento e “amenities” de alguns dos mais conceituados criadores e marcas mundiais: Jo Malone, Ralph Lauren, Hermès, Missoni, Etro e Christian Lacroix são algumas das marcas ou que orientam o conceito criativo de metade das unidades do hotel. Os restantes 19 quartos apresentam uma decoração de interiores comum entre eles, designados como quartos Vinha.
Na casa senhorial, o Vinha Restaurante tem uma sala privada no interior e um pátio exterior com vista para os jardins e lagos do hotel. O serviço é feito numa sala decorada com elementos característicos da marca Moooi, ao qual se juntam então a sala mais privada e o pátio, onde pode comer rodeado por lagos e jardins.
O Bar Reserva tem um conceito clássico de ‘clube e de tertúlia’, aqui num espaço com o rio como pano de fundo.
Já no Sisley Paris Spa do hotel vai encontrar 500 m2 de área dedicada ao bem-estar. O espaço inclui uma piscina interior, uma Vitality Pool, três salas de tratamentos, um espaço de duche Vichy, sauna, banho turco, duche Hammam, fonte de gelo, duche sensações, zona de relaxamento e ainda um fitness studio.
Se prefere a natureza, tem como opção as Nature Rooms, cabanas ou salas de tratamento localizadas no exterior com vista panorâmica sobre os jardins do hotel e rio Douro, como se estivesse ao ar livre. As crianças podem passar o tempo acompanhadas de uma babysitter no Kids Room.
O Vinha Boutique Hotel nasceu em linha com o projeto Encostas do Douro, promovido pela autarquia de Vila Nova de Gaia, que pretende a valorização ambiental e patrimonial da frente do rio Douro de Gaia até Lever, com a construção de uma ciclovia junto ao rio, parte dela já executada, “acesso direto que a localização privilegiada do hotel sobre o rio proporciona aos seus visitantes e hóspedes”, refere o diretor-geral do hotel.
O grupo Jaime Poças – que se dedica à construção de imóveis – é também proprietário da conhecida Quinta Torre Bella – localizada ao lado –, um espaço que se dedica à realização de eventos, com um capacidade até 450 pessoas. O Vinha Hotel vai aproveitar as sinergias do espaço de eventos da Quinta Torre Bella.
O responsável adianta que “os serviços de qualidade oferecidos por este espaço, preparado para se adaptar a qualquer tipo de eventos”, permitiu que tivesse conseguisse afirmar-se neste segmento de mercado. Este facto leva a que tanto a unidade hoteleira, como a Quinta Torre Bella possam aproveitar as sinergias.
Com um investimento inicial de 3,5 milhões de euros, suportado por capitais próprios, acabou por aumentar devido aos custos associados ao ano em que esteve parado. Nesta fase, a aposta, segundo Miguel Archer Pulido, diretor-geral da nova unidade hoteleira, é contribuir para “elevar o destino da região Porto e Norte”, já que “reúne todas as características e inovação que os hóspedes procuram e que muitas vezes se apresentam como motivação para a escolha de determinado destino”.
A unidade tem como foco principal o segmento do luxo, “consumidores exigentes e com muita cultura, que viajam pelo mundo fora em busca de estadias que lhes permitam viver experiências únicas em hotéis desta natureza”, destaca.
A unidade vai criar 50 postos de trabalho, sendo que o Restaurante Vinha terá à sua frente o conhecido chefe Renato Cunha.
Fase de expansão está prevista
Ao edifício histórico recuperado, o grupo Jaime Poças, que o comprou para criar o hotel, juntou um novo edifício de raiz. Prevista está, no futuro, a sua expansão.
A arquitetura de exteriores e interiores do hotel, inclusive da requalificação do edifício histórico, esteve a cargo da arquiteta Joana Poças.
A casa senhorial que integra o hotel acolhe o Vinha Restaurante, o Bar Reserva e também o spa, o primeiro na região Norte de Portugal da marca francesa Sisley Paris. É ainda composta por dois pisos com quartos, estando os restantes distribuídos pelo edifício novo contíguo.
Em alguns dos quartos e suites vai encontrar produtos de acolhimento e “amenities” de alguns dos mais conceituados criadores e marcas mundiais: Jo Malone, Ralph Lauren, Hermès, Missoni, Etro e Christian Lacroix são algumas das marcas ou que orientam o conceito criativo de metade das unidades do hotel. Os restantes 19 quartos apresentam uma decoração de interiores comum entre eles, designados como quartos Vinha.
Na casa senhorial, o Vinha Restaurante tem uma sala privada no interior e um pátio exterior com vista para os jardins e lagos do hotel. O serviço é feito numa sala decorada com elementos característicos da marca Moooi, ao qual se juntam então a sala mais privada e o pátio, onde pode comer rodeado por lagos e jardins.
O Bar Reserva tem um conceito clássico de ‘clube e de tertúlia’, aqui num espaço com o rio como pano de fundo.
Já no Sisley Paris Spa do hotel vai encontrar 500 m2 de área dedicada ao bem-estar. O espaço inclui uma piscina interior, uma Vitality Pool, três salas de tratamentos, um espaço de duche Vichy, sauna, banho turco, duche Hammam, fonte de gelo, duche sensações, zona de relaxamento e ainda um fitness studio.
Se prefere a natureza, tem como opção as Nature Rooms, cabanas ou salas de tratamento localizadas no exterior com vista panorâmica sobre os jardins do hotel e rio Douro, como se estivesse ao ar livre. As crianças podem passar o tempo acompanhadas de uma babysitter no Kids Room.
O Vinha Boutique Hotel nasceu em linha com o projeto Encostas do Douro, promovido pela autarquia de Vila Nova de Gaia, que pretende a valorização ambiental e patrimonial da frente do rio Douro de Gaia até Lever, com a construção de uma ciclovia junto ao rio, parte dela já executada, “acesso direto que a localização privilegiada do hotel sobre o rio proporciona aos seus visitantes e hóspedes”, refere o diretor-geral do hotel.
O grupo Jaime Poças – que se dedica à construção de imóveis – é também proprietário da conhecida Quinta Torre Bella – localizada ao lado –, um espaço que se dedica à realização de eventos, com um capacidade até 450 pessoas. O Vinha Hotel vai aproveitar as sinergias do espaço de eventos da Quinta Torre Bella.
O responsável adianta que “os serviços de qualidade oferecidos por este espaço, preparado para se adaptar a qualquer tipo de eventos”, permitiu que tivesse conseguisse afirmar-se neste segmento de mercado. Este facto leva a que tanto a unidade hoteleira, como a Quinta Torre Bella possam aproveitar as sinergias.