Setor dos sistemas de alarme tem elevado potencial de crescimento

“O setor dos sistemas de alarme apresenta um elevado potencial de crescimento no nosso país, uma vez que a sua taxa de penetração, aproximadamente 8%, é muito inferior à de outros países. Se olharmos para outros países europeus e EUA, as taxas de penetração rondam os 15% e os 20%”, afirma Carlos Vaqueirinho, diretor-geral da Prosegur Alarms.
Com uma estratégia direcionada para soluções à medida de cada cliente, a Prosegur Alarms aposta em serviços com tecnologia topo de gama. É o caso do sistema de proteção pessoal ContiGo ou do Prosegur Olho de Falcão
Com uma estratégia direcionada para soluções à medida de cada cliente, a Prosegur Alarms aposta em serviços com tecnologia topo de gama. É o caso do sistema de proteção pessoal ContiGo ou do Prosegur Olho de Falcão
Vida Económica - Qual é a quota de mercado da Prosegur Alarms e qual é o potencial de crescimento em Portugal?
Carlos Vaqueirinho - A Prosegur Alarms é uma referência no setor com uma quota de mercado de aproximadamente 30%, encontrando-se imersa num ambicioso plano de crescimento em Portugal. Apesar de todo o caminho percorrido ao longo das últimas décadas, continua a existir uma margem significativa para crescer.
Por outro lado, o setor dos sistemas de alarme apresenta um elevado potencial de crescimento no nosso país, uma vez que a sua taxa de penetração, aproximadamente 8%, é muito inferior à de outros países. Se olharmos para outros países europeus e EUA, as taxas de penetração rondam os 15% e os 20%.
VE - Qual é a principal vantagem dos alarmes da Prosegur, quer para particulares quer para empresas?
CV - Algo que nos distingue é a nossa venda consultiva, porque cada casa, apartamento, vivenda, tem as suas características próprias e nós, como empresa de segurança global na sua essência, procuramos soluções à exata medida do cliente e não um formato único para todos.
A Prosegur Alarms disponibiliza serviços de segurança para empresas e particulares recorrendo às soluções mais avançadas do mercado. O nosso sistema de segurança oferece proteção contra intrusões, tentativas de inibição e sabotagem, e possui um elevado nível de inovação tecnológica.
Na Prosegur Alarms, bem como em todo o Grupo Prosegur, apostamos em serviços com tecnologia topo de gama, nomeadamente detetores de movimento e de fumo, câmaras em circuito fechado, serviços remotos, sirenes interiores e exteriores e outras soluções de segurança personalizadas, tais como o serviço ContiGo ou Vigilante Premium com guarda de chaves.
Adicionalmente, os clientes da Prosegur Alarms têm acesso à aplicação SMART, através da qual podem visualizar o que acontece na sua casa ou negócio, ligar e desligar o alarme e receber notificações da sua atividade. Todos os nossos sistemas estão conectados à nossa Central Recetora de Alarmes (CRA), que funciona 24 horas por dia e contam com ligação permanente à polícia.
ContiGo é dos serviços mais procurados
VE - O verão é a época do ano para a qual têm mais solicitações para instalação de alarmes? Quais são as razões pelas quais são solicitados alarmes?
CV - O nosso pico de vendas é no período de verão e férias da Páscoa, Natal e Ano Novo. Por norma, no período das férias as pessoas pensam mais na segurança das suas casas, o que faz com que o número de contratações aumente nestes períodos. No entanto, temos vindo a verificar uma tendência cada vez mais contínua durante todo o ano.
Por outro lado, a ideia de que um sistema de alarme só é necessário em casas grandes, com uma grande família e jardins é um conceito cada vez mais ultrapassado. Os agregados familiares estão mais diversos, desde pessoas que vivem sozinhas ou partilham um apartamento, a famílias monoparentais ou casais sem filhos. Como resultado, cada vez mais pessoas optam por instalar um sistema de segurança, especialmente por uma questão de comodidade e tranquilidade.
Além disso, existe um interesse crescente em sistemas que protegem fora de casa como o ContiGo. Este sistema de proteção pessoal da Prosegur Alarms acompanha os utilizadores onde quer que se encontrem e disponibiliza um botão de SOS no telemóvel que, quando ativado, emite um sinal diretamente à Central Recetora de Alarmes, juntamente com a localização do usuário. Quando o botão de SOS é acionado, o protocolo de emergência é ativado de imediato para que a assistência seja feita o mais rapidamente possível.
VE - Os preços pagos justificam as contrapartidas? O que inclui o contrato de instalação de alarme?
CV - Sem dúvida, não se trata apenas de uma questão de segurança, mas também de conforto e tranquilidade. Existem serviços como o nosso que têm o poder de impactar de uma forma muito positiva a vida de uma pessoa ou agregado familiar, seja na sequência de um assalto, um incêndio ou uma emergência médica.
Para além de disponibilizarmos os melhores sistemas de segurança aos nossos clientes, garantimos também a manutenção, preventiva ou corretiva dos equipamentos, com garantia vitalícia e assistência técnica permanente. Dessa forma, tem a certeza que os equipamentos estão sempre atualizados e que tem técnicos especializados à sua disposição para que nada falhe no seu dia-a-dia.
Aposta na inovação
VE - A Prosegur vai contratar novos profissionais para a área de Alarmes?
CV - Atualmente, contamos com mais de 600 colaboradores em Portugal e, recentemente, anunciámos a intenção de contratar 100 novos comerciais. Estes novos colaboradores terão um papel decisivo no pico de vendas.
VE - A inovação de produtos e serviços inovadores é um fator importante para a marca?
CV - A inovação é uma constante na nossa empresa e uma grande parte da nossa competitividade depende de termos uma base tecnológica que nos permita melhorar os processos e avançar de forma rápida e ágil no desenvolvimento da nossa oferta de soluções e serviços. Por este motivo, estamos firmemente empenhados na transformação digital da nossa empresa e no desenvolvimento de tecnologias que nos permitam continuar a oferecer os melhores produtos e soluções.
Por exemplo, o Prosegur Olho de Falcão é um produto pioneiro e inovador no que toca à vigilância. Consiste em múltiplas câmaras controladas por uma equipa de vigilantes localizada na nossa Central Recetora e, graças à última tecnologia, permite a comunicação bidirecional entre o vigilante e o possível intruso desde qualquer um dos postos de vigilância instalados, proporcionando um nível adicional de segurança e convertendo-se numa ferramenta ideal para proteger uma enorme variedade de locais.
VE - Qual é a importância da área dos alarmes no volume de vendas do grupo, tanto a nível nacional como internacional?
CV - Atualmente, a Prosegur Alarms tem mais de 90 mil alarmes instalados em Portugal e faturou, em 2021, cerca de 46 milhões de euros, o que representa aproximadamente 30% da faturação do Grupo Prosegur em Portugal.
Internacionalmente, no mesmo período, o Grupo Prosegur faturou 3498 milhões de euros, com o negócio de alarmes a representar aproximadamente 5,2% do total.
Carlos Vaqueirinho - A Prosegur Alarms é uma referência no setor com uma quota de mercado de aproximadamente 30%, encontrando-se imersa num ambicioso plano de crescimento em Portugal. Apesar de todo o caminho percorrido ao longo das últimas décadas, continua a existir uma margem significativa para crescer.
Por outro lado, o setor dos sistemas de alarme apresenta um elevado potencial de crescimento no nosso país, uma vez que a sua taxa de penetração, aproximadamente 8%, é muito inferior à de outros países. Se olharmos para outros países europeus e EUA, as taxas de penetração rondam os 15% e os 20%.
VE - Qual é a principal vantagem dos alarmes da Prosegur, quer para particulares quer para empresas?
CV - Algo que nos distingue é a nossa venda consultiva, porque cada casa, apartamento, vivenda, tem as suas características próprias e nós, como empresa de segurança global na sua essência, procuramos soluções à exata medida do cliente e não um formato único para todos.
A Prosegur Alarms disponibiliza serviços de segurança para empresas e particulares recorrendo às soluções mais avançadas do mercado. O nosso sistema de segurança oferece proteção contra intrusões, tentativas de inibição e sabotagem, e possui um elevado nível de inovação tecnológica.
Na Prosegur Alarms, bem como em todo o Grupo Prosegur, apostamos em serviços com tecnologia topo de gama, nomeadamente detetores de movimento e de fumo, câmaras em circuito fechado, serviços remotos, sirenes interiores e exteriores e outras soluções de segurança personalizadas, tais como o serviço ContiGo ou Vigilante Premium com guarda de chaves.
Adicionalmente, os clientes da Prosegur Alarms têm acesso à aplicação SMART, através da qual podem visualizar o que acontece na sua casa ou negócio, ligar e desligar o alarme e receber notificações da sua atividade. Todos os nossos sistemas estão conectados à nossa Central Recetora de Alarmes (CRA), que funciona 24 horas por dia e contam com ligação permanente à polícia.
ContiGo é dos serviços mais procurados
VE - O verão é a época do ano para a qual têm mais solicitações para instalação de alarmes? Quais são as razões pelas quais são solicitados alarmes?
CV - O nosso pico de vendas é no período de verão e férias da Páscoa, Natal e Ano Novo. Por norma, no período das férias as pessoas pensam mais na segurança das suas casas, o que faz com que o número de contratações aumente nestes períodos. No entanto, temos vindo a verificar uma tendência cada vez mais contínua durante todo o ano.
Por outro lado, a ideia de que um sistema de alarme só é necessário em casas grandes, com uma grande família e jardins é um conceito cada vez mais ultrapassado. Os agregados familiares estão mais diversos, desde pessoas que vivem sozinhas ou partilham um apartamento, a famílias monoparentais ou casais sem filhos. Como resultado, cada vez mais pessoas optam por instalar um sistema de segurança, especialmente por uma questão de comodidade e tranquilidade.
Além disso, existe um interesse crescente em sistemas que protegem fora de casa como o ContiGo. Este sistema de proteção pessoal da Prosegur Alarms acompanha os utilizadores onde quer que se encontrem e disponibiliza um botão de SOS no telemóvel que, quando ativado, emite um sinal diretamente à Central Recetora de Alarmes, juntamente com a localização do usuário. Quando o botão de SOS é acionado, o protocolo de emergência é ativado de imediato para que a assistência seja feita o mais rapidamente possível.
VE - Os preços pagos justificam as contrapartidas? O que inclui o contrato de instalação de alarme?
CV - Sem dúvida, não se trata apenas de uma questão de segurança, mas também de conforto e tranquilidade. Existem serviços como o nosso que têm o poder de impactar de uma forma muito positiva a vida de uma pessoa ou agregado familiar, seja na sequência de um assalto, um incêndio ou uma emergência médica.
Para além de disponibilizarmos os melhores sistemas de segurança aos nossos clientes, garantimos também a manutenção, preventiva ou corretiva dos equipamentos, com garantia vitalícia e assistência técnica permanente. Dessa forma, tem a certeza que os equipamentos estão sempre atualizados e que tem técnicos especializados à sua disposição para que nada falhe no seu dia-a-dia.
Aposta na inovação
VE - A Prosegur vai contratar novos profissionais para a área de Alarmes?
CV - Atualmente, contamos com mais de 600 colaboradores em Portugal e, recentemente, anunciámos a intenção de contratar 100 novos comerciais. Estes novos colaboradores terão um papel decisivo no pico de vendas.
VE - A inovação de produtos e serviços inovadores é um fator importante para a marca?
CV - A inovação é uma constante na nossa empresa e uma grande parte da nossa competitividade depende de termos uma base tecnológica que nos permita melhorar os processos e avançar de forma rápida e ágil no desenvolvimento da nossa oferta de soluções e serviços. Por este motivo, estamos firmemente empenhados na transformação digital da nossa empresa e no desenvolvimento de tecnologias que nos permitam continuar a oferecer os melhores produtos e soluções.
Por exemplo, o Prosegur Olho de Falcão é um produto pioneiro e inovador no que toca à vigilância. Consiste em múltiplas câmaras controladas por uma equipa de vigilantes localizada na nossa Central Recetora e, graças à última tecnologia, permite a comunicação bidirecional entre o vigilante e o possível intruso desde qualquer um dos postos de vigilância instalados, proporcionando um nível adicional de segurança e convertendo-se numa ferramenta ideal para proteger uma enorme variedade de locais.
VE - Qual é a importância da área dos alarmes no volume de vendas do grupo, tanto a nível nacional como internacional?
CV - Atualmente, a Prosegur Alarms tem mais de 90 mil alarmes instalados em Portugal e faturou, em 2021, cerca de 46 milhões de euros, o que representa aproximadamente 30% da faturação do Grupo Prosegur em Portugal.
Internacionalmente, no mesmo período, o Grupo Prosegur faturou 3498 milhões de euros, com o negócio de alarmes a representar aproximadamente 5,2% do total.