Procura de habitação de baixo preço cresce com subida da euribor

Os consultores imobiliários “têm de se direcionar para onde está o mercado: estrangeiros e casas a preços mais baixos”, destacou João Oliveira, CEO da Realty One Group Portugal, na primeira edição da Business Conference “Histórias que Inspiram”.
No atual contexto económico, “é normal haver alterações de mercado e ciclos”, admite João Oliveira que também prevê que o mercado imobiliário “vai descer um pouco”, mas acredita que “em Portugal, não se sente tanto algumas alterações normais que se estão a verificar noutros países. A procura está alta e há pouca oferta. E a subida da Euribor vai levar a que as famílias procurem imóveis de valor mais baixo”, detalha o líder da Realy One Group Portugal, uma marca dos EUA que chegou em 2022 por sua iniciativa ao mercado português.
A mesma visão é partilhada por VinnieTracey, presidente da Realty One Group nos EUA, que esteve presente na Casa das Artes de Famalicão. O segredo para o sucesso no imobiliário é ter “visão, paixão e compromisso”.
Vinnie Tracey, com cerca de 40 anos de experiência profissional, refere que “o mercado imobiliário sempre foi um ciclo. Está em constante mudança e haverá vencedores e perdedores. Os vencedores sabem como enquadrar as coisas de uma forma positiva, que foca os seus profissionais imobiliários em como tirar partido das forças do mercado”.
Evento reuniu mais de 400 pessoas
A primeira edição da Business Conference “Histórias que Inspiram”, promovida pela Realty One Group – empresa de mediação imobiliária, liderada pelo empresário João Oliveira - foi a oportunidade para abordar diversos temas desde liderança, motivação, empreendedorismo, resiliência, solidariedade, inovação, tendências de mercado, gestão, responsabilidade social e sustentabilidade. O evento, que reuniu mais de 400 pessoas, foi realizado no final de janeiro, no auditório da Casa das Artes de Famalicão e foi uma oportunidade para ouvir histórias de nove líderes que inspiram “a atingir o máximo, desafiando os próprios limites todos os dias, seja no plano pessoal ou profissional”.
Os líderes inspiradores foram VinnieTracey, presidente da Realty One Group dos EUA, João Oliveira, CEO da Realty One Group, Isabel Furtado, CEO da TMG Automotive e ligada a diversas organizações, Miguel Ribeiro, presidente da SAD do Famalicão, André Vieira de Castro, empresário fundador da Arga Tintas, autor de vários livros e também dinamizador de diversas associações, e Miguel Soares, CEO da Partteam & Oemkiosks que exporta para 30 países. A motivação para vencer foi também partilhada por Tarantini, futebolista, agora orador motivacional, especialista em transição de carreiras e autor do livro “O caçador de sonhos”, e Patrícia de Castro Gonçalves, administradora da área de negócios do ambiente do Grupo Monte e embaixadora master do Clube Mulheres de Negócios em Portugal.
Na intervenção de abertura, o vereador da Economia e Empreendedorismo do município de Famalicão, Augusto Lima, salientou a aposta de Famalicão, “o terceiro concelho mais exportador a nível nacional”, na estratégia do “crescimento e desenvolvimento sustentado” pela via das duas marcas Famalicão Made In e Creative In.
A sessão encerrou com o convidado especial Ricardo Mendoza, CEO master coach e master trainer em PNL, um influenciador “apaixonado por inspirar pessoas”.
As receitas do evento, de cariz solidário, reverteram para a Humanitave - Associação de Emergência Humanitária, com sede em Famalicão, e que apoia os mais carenciados em Portugal e África, com trabalho também de empoderamento.