Miguel Oliveira recomposto e pronto para voltar às pistas;

MOTO GP: Piloto português tinha tudo para ganhar o MOTO GP
Miguel Oliveira recomposto e pronto para voltar às pistas
Em pleno mês de março o Algarve mais parece agosto pela temperatura fantástica que encontramos e  onde mais uma vez foi possível trazer o MotoGP para Portugal.
Esta prova, como também deveria ser a F1 é extremamente importante pela notoriedade e reputação para Portugal, para o motociclismo e no particular para o Algarve. Demonstra também a nossa capacidade para organizar eventos de qualidade!
Daí que era com muita curiosidade que me interessava perceber como iria ser a primeira prova do campeonato no Algarve em Portimão. E as expectativas eram elevadas porque já antes as marcas tinham aqui estado a ensaiar antes do grande Prémio, ainda para mais tendo um português a correr na categoria máxima.
Com a acreditação efetuada num processo que é o habitual, desloquei-me para o autódromo umas horas antes da prova de domingo e aquilo que encontrei é mérito da organização: uma articulação perfeita entre as autoridades a equipa de segurança do autódromo e todo o staff, onde nada falhou.
 O público compareceu em massa e acima de tudo cumpriu as regras com muitos  dos espectadores a chegar de moto ao circuito o que facilitou imenso o trabalho das autoridades para o estacionamento. Pessoalmente foi também fácil arranjar lugar para a viatura.
Na posse do meu cartão desloquei-me para a zona do paddock para poder ver e acompanhar o grande Prémio.
O autódromo de Portimão é diferente dos habituais circuitos porque é extremamente exigente com curvas encadeadas onde à mínima falha O erro acontece e, por ser muito técnico exige cuidados redobrados.
Das 4 vezes em que utilizei esta pista apercebi-me na primeira pessoa disso! Basta falharmos um ponto de travagem ou uma passagem de caixa!
Mas o Motogp é um evento fantástico e a prova disso é que também na zona do paddock se percebe a organização existente e tentamos conviver com o staff e os pilotos. O ambiente não é de tensão no exterior mas acreditamos que no interior tudo é preparado ao detalhe para que nada falhe. Mas aí o meu cartão não tinha acesso.
Deu para compreender que o público estava no recinto pelo evento mas mais até pelo Miguel Oliveira.
E tudo parecia correr de feição pois a 4ª posição alcançada na qualificação evidenciava  que podíamos ter um sério candidato ao pódio.
E foi isso mesmo que aconteceu em corrida!  Fruto de um arranque canhão o Miguel conseguiu o feito que fez levantar as bancadas! Passar para primeiro! E vendo a proximidade entre todos os pilotos num circuito destes, a troca de posições é facilmente possível curva a curva!
Mas nada disso aconteceu e o português foi alvo de um incidente de corrida, lamentável, mas que acontece! E será sempre fácil dizer que Marc Marquez exagerou ! É verdade, mas em contexto de corrida, com a adrenalina no topo, os pneus com temperaturas baixas, a tecnicidade do circuito, o querer ganhar posições potenciam estes erros! Será impensável pensar que este piloto fez isto de modo propositado pois ele próprio se lesionou! Só quem andou em pista percebe que lá dentro esquecemos tudo e vamos focados num objetivo e Marc Marquez partiu da pole e queria o lugar de volta!
Ninguem pode retirar as culpas do que aconteceu a Marc. É um piloto experimentado, com um passado importante no motociclismo e que arrisca muito. Várias vezes! Desta vez, exagerou em demasia num erro que podia ser grave para vários pilotos, não só  em termos de corrida como aconteceu, mas fisicamente para os vários envolvidos. Desnecessário!
Ganhou assim  Bagnaia seguido de Viñales e Bezzecchi numa prova bem
Disputada e que após o acidente com Miguel Oliveira levou muito público a assobiar o piloto causador do acidente e a abandonar o evento!
Em  resumo, foi um motogp bem organizado, disputado, com um erro que se lamenta de alguém que como o referiu falhou a travagem, mas também onde a bandeira vermelha deveria ter sido mostrada aquando do acidente

Notas finais

Marc Márquez(ES): “En primer lugar quiero decir que lo siento mucho por Oliveira, su equipo y los aficionados portugueses, porque era su carrera. Hoy he cometido un error muy grave, por supuesto no era mi intención que esto sucediera, mi intención ni siquiera era adelantar a Martin en ese momento, pero he tenido un bloqueo masivo con el tren delantero. Quizás el duro delantero no estaba del todo a punto, he soltado los frenos y la moto se ha ido hacia el interior. He evitado a Martin pero he entrado en contacto con Oliveira. Enseguida me he acercado a Miguel y luego en el centro médico he ido a ver cómo estaba; afortunadamente parece que está bien y esto es lo más importante. Por mi parte, tengo algunos dolores en la mano derecha y en la rodilla, pero eso no es tan importante en este momento. Acepto y respeto totalmente la penalización de la doble vuelta larga durante el GP de Argentina porque he cometido un error”.

Miguel Oliveira: “O nosso desporto tem destas coisas. Coisas que controlamos e outras que não. Há que ver o copo bem cheio: estou rápido, não me lesionei na queda de sexta, não tenho lesões de natureza grave de hoje. Posto isto, virar página e siga que para a frente é que é caminho! Obrigado gigante a todos pelas mensagens de apoio”

Jorge Farromba: “O mais importante não é as vezes que caímos/erramos mas o que aprendemos e o modo como nos levantamos. Força para os todos os pilotos!”

Hyundai lança campanha publicitária
com Miguel Oliveira

A Hyundai acaba de lançar uma nova campanha publicitária com o seu embaixador, e piloto de MotoGP, Miguel Oliveira.
Atendendo aos eixos estratégicos da Hyundai para 2023 - Cliente, Digitalização e Mobilidade - a marca sul coreana escolheu Miguel Oliveira para protagonizar o papel do cliente, e neste spot todo o universo Hyundai gira em torno dele.
A Hyundai está focada no cliente e pretende proporcionar uma experiência de mobilidade 360º. A nova campanha tem como objetivo reforçar este posicionamento da marca, aliado à componente digital e a aposta em diferentes soluções de mobilidade, destacando os seus canais e plataformas digitais como, o myHYUNDAI, o Hyundai xtraFLEX, a Hyundai Blue e a sua loja 100% online, Hyundai Click to Buy.
A campanha “Voltas” coloca o piloto de MotoGP, e embaixador da Hyundai Portugal, Miguel Oliveira, a marcar um serviço de manutenção através da plataforma myHYUNDAI, e a dar meia-volta para alugar uma viatura no Hyundai xtraFLEX, enquanto a sua está na manutenção. Como alugou um carro elétrico, dá uma voltinha e entra no ecossistema de mobilidade elétrica Hyundai Blue e-mobility. E se quiser um novo Hyundai, o Miguel não precisa andar às voltas, basta entrar na loja online da Hyundai, a Click to Buy. Diferentes soluções com um objetivo comum: oferecer a melhor experiência ao cliente em todos os aspetos da mobilidade.


JORGE FARROMBA, jorgefarromba@gmail.Com, 30/03/2023
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