Crónicas do autor:

Kafka no Ministério da Agricultura (4)

Se os meus leitores só apanharam esta saga que denominei “Diário de uma candidatura” de uma empresa de fruticultura a apoios comunitários, relembro que ela se iniciou a 16 de março, tendo o primeiro “post” sobre o assunto, no ...

Kafka no Ministério da Agricultura (2)

Se bem se lembram os meus leitores, na passada 6ª-feira publiquei aqui, neste jornal, o primeiro artigo sobre um processo de candidatura de uma empresa de fruticultura a apoios comunitários – chamo-lhe no meu blog (josemartino@blogspot.pt) ...

Tempo de mudar comportamentos

Num dos últimos webinários que a consultora agrícola Espaço Visual organizou com os maiores consultores e especialistas da área, foi abordada a questão da comunicação na Agricultura.

Um PEPAC de “vacas magras”

Regresso neste artigo a um tema que já abordei nesta coluna: o PEPAC (Plano Estratégico da PAC). Numa altura em que tudo vai ser reequacionado em Bruxelas, aqui está um bom pretexto para, por uma vez, fazermos as coisas bem feitas.  

Silvioooo…!

A biografia de Alan Friedman (jornalista do Financial Times, International Herald Tribune, Wall Street Journal Europe) baseada em um mês de entrevistas com Berlusconi e acesso total a documentação, retrata um Silvioooo!, como era saudado pelo amigo ...

A sociedade que eu quero

O conceito de sociedade que defendo baseia-se em duas premissas simples: um Estado Social forte e justo e uma iniciativa privada que garanta crescimento económico, riqueza e emprego. Mas o que é simples torna-se complexo.  

Florestas de Portugal

Poucos dias antes de ser apresentado publicamente o Plano Nacional de Gestão Integrada dos Fogos Rurais, tive ocasião de ser orador convidado de uma conferência promovida pela Universidade do Porto para debater o futuro da nossa floresta.  

Coisas simples

A ministra da Agricultura, Maria do Céu Albuquerque, deu três entrevistas na semana passada: a este jornal, ao PÚBLICO e ao Jornal Económico. Independentemente do que disse, e não foi pouco, julgo que a principal intenção foi fazer uma apresentação ...

O crivo

A definição de um novo modelo de atribuição das ajudas ao investimento e ao rendimento agrícola devia ser a prioridade política da nova ministra da Agricultura, Maria do Céu Albuquerque.

Um outro Estado

Se as empresas não gerarem valor acrescentado, Portugal não pode pagar o Estado Social que todos os contribuintes portugueses merecem. Esta parece ser uma verdade de La Palice, mas não ouço nenhum político dizer isto.  

Páginas