EIKON dá passo em frente
Situada numa das mais bonitas regiões do mundo – Sintra, com vista para a serra classificada pela UNESCO como património da humanidade, a EIKON é a unidade industrial portuguesa do grupo multinacional AUTAJON, especializada na produção de rótulos e etiquetas auto-adesivas. Dando corpo à matriz dos 3S adotada pelo grupo a nível mundial – “Secure”, “Simplify” and “Standardize”, a EIKON deu início à implementação de um avançado sistema de gestão da cor.
José Galvão, Diretor Geral da EIKON, acredita que este investimento “vem contribuir para o reforço dos níveis de eficiência interna e para a competitividade da EIKON no mercado, consolidando-se como empresa de referência onde as melhores práticas são absorvidas e implementadas com enorme entusiasmo. Qualidade e satisfação no serviço aos clientes em todas as suas vertentes, é o que nos orienta”.
O primeiro passo consistiu na criação do laboratório de tintas, com vista a formular as tintas com o máximo de precisão minimizando os tempos de execução. As soluções fornecidas pela TECNIMPRENSA, incluíram equipamentos e software (sobretudo da marca X-RITE) que visam a otimização e rigor nos processos. Do pacote fizeram ainda parte módulos de formação e treino, nos quais participaram 31 profissionais dos setores de pré-impressão, impressão e qualidade.
Em paralelo a EIKON instalou um novo sistema de prova de cor baseado no software GMG ColorProof.
O projeto foi coordenado pelo Diretor de Produção da EIKON Filipe Leite, que apontou as metas a atingir: “Este programa tem três objetivos: (1) estreitarmos a faixa de variação da qualidade, (2) acertarmos na cor à primeira quando um trabalho entra em máquina, e (3) conhecermos com rigor a qualidade dos produtos que saem para os nossos clientes. O nosso foco é sempre o resultado e a plena satisfação dos clientes”.
Na opinião do Diretor Geral da TECNIMPRENSA Duarte Alves de Sousa, “a gestão da cor passa muito por prevenir, para não ter de remediar. Quem produz um rótulo, uma etiqueta ou uma embalagem precisa de estar no controlo do processo desde o início, senão acaba por sofrer mais tarde. Práticas menos boas em produção são como um boomerang: acabam sempre por nos atingir. A boa gestão assenta em boas práticas”. Questionado sobre a recetividade da EIKON , disse que “no caso da EIKON não se pode falar em recetividade mas sim em proatividade, porque tem uma equipa de gestão que sabe muito bem para onde quer ir. O nosso papel é apoiar a implementação das soluções técnicas no terreno, dar o melhor treino e formação possível, e formular recomendações de boas práticas que os ajudem a atingir os seus objetivos mais depressa”.
A EIKON ocupa um edifício com uma área coberta de 12.000 m2 e labora em regime de três turnos. Iniciou a sua atividade em 1996, integrando o grupo AUTAJON desde 2016. Com tecnologias principais de impressão o Offset e o Digital, oferece também as tecnologias de serigrafia, estampagem e relevo. A AUTAJON é um dos principais grupos europeus de produção de rótulos e embalagens de cartolina, dispondo de 36 unidades distribuídas por 10 países, incluindo França, Espanha, Itália, Bélgica, Holanda, Alemanha, China e Estados Unidos.
Partilhar
Comentários 0
- Inicie sessão ou registe-se para publicar comentários