Empresas devem promover competências de liderança e gestão de equipas;

Braz Pereira, responsável do CEGOC e da FranklinCovey Portugal, considera
Empresas devem promover competências de liderança e gestão de equipas
 “Mais do que um curso de formação, as empresas procuram melhoria efetiva dos resultados de negócio e uma experiência formativa dinâmica e satisfatória para os seus colaboradores”, afirma Braz Pereira. 
Nos últimos anos, as “funções e áreas comerciais têm sido palco de grandes mudanças, obrigando a repensar o papel da força de vendas”, afirma à “Vida Económica” Braz Pereira, responsável comercial do Centro de Estudos de Gestão e Organização Científica (CEGOC) e “general manager” da FranklinCovey Portugal. Para além de assegurar novamente a representação exclusiva da FranklinCovey em Portugal, o CEGOC delineou outras decisões estratégicas para 2019, que incluem a renovação da oferta formativa para a área comercial.
A CEGOC anunciou que vai voltar a representar a FranklinCovey em Portugal.
“Quando a FranklinCovey nos contactou em 2018 com o objetivo de retomar a representação exclusiva que já tinha sido da CEGOC até 2013, foi um momento de reconhecimento de competência, do trabalho desenvolvido ao longo dos últimos anos e de validação da nossa orientação estratégica e do nosso propósito: liderar a transformação do desenvolvimento das pessoas nas organizações e torná-las mais audazes e competentes para enfrentarem, hoje e no futuro, os seus desafios mais significativos”, começa por dizer à ‘Vida Económica’ Braz Pereira. 
O “general manager” da FranklinCovey Portugal explica que a prioridade passa por “garantir a qualidade da experiência FranklinCovey” e, para isso, é fundamental “assegurar a formação da equipa comercial e alargar a base de formadores que nos garantam a qualidade da entrega”. Para o efeito, está já em curso um processo de seleção, formação, certificação e supervisão de formadores que será contínuo ao longo dos próximos anos e que nos permitirá dispor de uma equipa a quem será exigida competências de facilitação, consultoria e orientação para o negócio e os resultados críticos dos clientes. 
 
Renovação da oferta formativa para a área comercial
 
Para além da representação exclusiva da FranklinCovey em Portugal, o Centro de Estudos de Gestão e Organização Científica (CEGOC) delineou igualmente outras decisões estratégicas para 2019, que incluem a renovação da oferta formativa para a área comercial.
É neste âmbito que se enquadra a parceria estabelecida com a Huthwaite International para a representação exclusiva em Portugal das soluções e modelo de venda consultiva – SPIN Selling – e que abre oportunidades para o desenvolvimento de intervenções integradas, com forte envolvimento e introdução de metodologias direcionadas para funções de liderança e gestão de equipas comerciais, centradas no suporte e acompanhamento de equipas comerciais e em “on job sales coaching”.
 
Aposta na área digital
 
Braz Pereira indica que, nos últimos anos, as “funções e áreas comerciais têm sido palco de grandes mudanças, obrigando a repensar o papel da força de vendas, que atualmente compete com ‘marketplaces online’ e com todo o tipo de canais de comunicação que garantem aos clientes acesso a informação e expertise. 
Ainda assim, prossegue o responsável, do ponto de vista da inovação, a aposta mais significativa está relacionada com a forte aposta do grupo CEGOS e da FranklinCovey na área digital, com a apresentação de soluções inovadoras, “centradas na experiência de um formando que, mais do que dois ou três dias de formação em sala, procura acesso à informação, precisa que o desafiem a melhorar, a comprometer-se com a aplicação no contexto real e de apoio e acompanhamento na operacionalização da mudança”. Neste âmbito, “mais do que disponibilizar aplicações ou tecnologia, é preciso pensar digital para conseguir de facto veicular uma experiência diferenciadora”. 
Questionado sobre em que medida estas alterações visam dar resposta à crescente necessidade das empresas de reforçarem a sua competitividade, o General Manager da FranklinCovey Portugal assegura que “todo o trabalho que temos desenvolvido na CEGOC ao longo dos últimos anos é no sentido de fazer evoluir os modelos de formação tradicional centrada na realização de eventos formativos, para modelos de mudança de comportamento e de transformação focados em KPI de negócio”. Esta evolução “procura dar resposta à exigência crescente dos clientes que, mais do que um curso de formação, procuram melhoria efetiva, mudanças de comportamento com impacto nas operações, resultados de negócio e uma experiência formativa dinâmica e satisfatória para os seus colaboradores”. 
Por tudo isto, Braz Pereira acredita que as “empresas estão mais dispostas a investir em projetos relevantes, com impacto no negócio e na melhoria dos níveis de engagement dos seus colaboradores”. Mas isso “não significa necessariamente que invistam mais dinheiro. Fazem-no seguramente de forma mais criteriosa e acompanham a execução e impacto de forma mais próxima”. 
Mas, para isso, as empresas precisam de promover entre os seus colaboradores “competências de liderança e gestão de equipas, diretamente relacionadas com a capacidade de reter e desenvolver talento e de reforçar os níveis de engagement das equipas”. Para além disso, é também fundamental estimular “o pensamento crítico, a criatividade, a capacidade de adaptação e a predisposição para aprender e mudar, competências diretamente relacionadas com a capacidade de evoluir, antecipar tendências encontrar soluções e ajustar rapidamente comportamentos num ambiente que está em constante mudança”, remata o responsável.
 
CEGOC quer continuar a crescer
 
Para o responsável comercial do CEGOC, 2018 foi um ano de “crescimento”, tanto ao nível do volume de negócios como do portfólio de soluções ou do reforço da equipa. Para além disso, Braz Pereira destaca igualmente o “reconhecimento dos clientes que nos procuram para os apoiarmos a superar os seus desafios mais críticos, porque acreditam na seriedade da nossa proposta de valor”.
Já para este ano, as perspetivas do grupo passam por uma continuação do crescimento. “Em 2019 iremos continuar a crescer, será um ano de afirmação do digital e de maior preponderância das intervenções focadas na transformação”, nomeadamente através do evento anual Business Transformation Summit, que se realizará no dia 31 de outubro, no Lx Factory, sob o mote da Aceleração.

 


FERNANDA SILVA TEIXEIRA fernandateixeira@vidaeconomica.pt, 04/04/2019
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