Banco Santander Consumer instala-se no Alagoa Office & Retail Center em Carcavelos;

Melhorar a experiência no local de trabalho
Banco Santander Consumer instala-se no Alagoa Office & Retail Center em Carcavelos
A nova sede dispõe de um posto médico, criado por sugestão dos colaboradores, e balneários, para quem pretenda aproveitar de forma saudável o que a zona envolvente tem para oferecer, seja a prática de surf ou um simples mergulho na praia, corrida ou passeios pelo Jardim da Alagoa
O Alagoa Office & Retail Center, localizado em Carcavelos, nos terrenos da antiga fábrica Legrand, foi o local escolhido pelo Banco Santander Consumer Portugal (BSCP) para instalar a sua nova sede. 
 
De acordo com a instituição, “pela forma como está concebido, este novo espaço inovador, mais moderno e colaborativo, dispõe de 2900 metros quadrados (m2) e tem capacidade para receber até 250 pessoas. As novas instalações permitem uma melhor comunicação entre equipas, fomentando o trabalho e a interação contínua entre áreas funcionais”.
De acordo com Nuno Zigue, CEO do Banco Santander Consumer Portugal, “a nova sede em Carcavelos tem um papel-chave na transformação em curso do BSCP, que se foca essencialmente na digitalização”. Acrescenta, que “a digitalização da economia e do consumo exige bancos mais eficientes, mais rápidos e mais próximos das pessoas. A resposta a essa exigência impõe um desafio de transformação que não se resume a aspetos tangíveis. Também as culturas, as organizações e os modos de trabalho terão de acompanhar o movimento”.
Assim, continua, “é determinante que os ambientes de trabalho dentro dos bancos, para além de garantirem o bem-estar e o compromisso dos seus colaboradores, favoreçam o espírito de colaboração, a agilidade de processos e a sensação de partilha de valores e objetivos comuns”, pelo que “esta mudança é um motivo de orgulho para a nossa comunidade de colaboradores, de parceiros e de clientes.”
O conceito “todos a bordo” foi imperativo nesta renovação. O BSCP garante transporte coletivo diário desde o centro de Lisboa até às novas instalações em Carcavelos. “Queremos aproveitar os benefícios e facilidades que a Câmara de Cascais proporciona aos seus munícipes e a quem trabalha no concelho, como, por exemplo, o acesso gratuito aos transportes dentro do concelho, que inclui também a utilização de alguns veículos elétricos, como bicicletas e trotinetes”, refere Sandra Faustino, diretora de Recursos Humanos do Banco Santander Consumer. Em suma, diz, “acreditamos que esta mudança irá projetar o banco para o futuro, reforçando a cultura Santander e assegurando que os nossos colaboradores usufruirão de uma cada vez maior e melhor experiência no seu local de trabalho”.
 
A pensar na saúde e bem-estar
 
Desenhado com o objetivo de promover a colaboração, a comunicação e a eficiência, com especial enfoque na saúde e bem-estar dos colaboradores, através de um espaço de trabalho acolhedor e moderno, as novas instalações têm agora áreas de “co-working” e “media scapes” que promovem o trabalho colaborativo, “phonebooths” para conversas privadas e salas preparadas com um inovador sistema audiovisual para melhor partilha de conteúdos (que permitem a utilização das plataformas Zoom ou Teams).
Foi ainda projetada uma área social e de lazer, onde está instalada uma cafetaria para as refeições, que pretende fomentar o convívio entre os colaboradores, dispondo de sofás, poufs, uma mesa de matraquilhos e, muito em breve, uma play station para momentos de descontração. Adicionalmente, esta zona assume-se como um espaço polivalente, podendo ser dividida e por isso utilizada também para conferências, workshops ou formações. 
No último andar do edifício há um “rooftop” com vista para o mar, para descontrair ou incentivar à criatividade de todos os colaboradores. 
“É o reflexo da nossa cultura, um banco mais simples, próximo e justo”, afirma Sandra Faustino, acrescentando que “os espaços foram desenhados a pensar num ambiente open space, sem barreiras e igual para todos.” O principal objetivo foi criar uma comunidade ainda mais forte e unida, que terá como espaço de trabalho um Smart Office. Neste novo espaço não existem gabinetes particulares. Segundo a DRH do BSCP, “o que está definido para o CEO é igual para todos os colaboradores. Os managers estão junto das suas equipas, sentados lado a lado. A intenção é claramente retirar os benefícios da proximidade das equipas, mas respeitando ao mesmo tempo a singularidade de cada um e o seu espaço”.
Susana Almeida, 20/11/2020
Partilhar
Comentários 0