Uma nova ambição para a indústria;

Uma nova ambição para a indústria
A presença de Portugal na Feira de Hannover, que decorreu esta semana, traduziu-se em mais de 100 empresas com um leque alargado de produtos e serviços.
Foi a maior participação de sempre naquela que é considerada a maior feira mundial no setor da metalurgia e metalomecânica.
Nesta edição da Feira de Hannover Portugal foi o país parceiro, o que proporcionou uma especial visibilidade  a indústria nacional na Alemanha, o país mais industrializado da Europa.
Em termos quantitativos, o balanço é positivo. Com a presença de 109 empresas, Portugal teve uma participação superior à da Suécia. o anterior país parceiro da Frita de Hannover na edição de 2019, com 70 empresas suecas. E não podemos esquecer que a Suécia é um dos países mais desenvolvidos, com uma forte produção industrial.
Para lá do aspeto quantitativo, o balanço também é favorável no plano qualitativo.
O setor da metalurgia e metalomecânica inclui centenas de PME, que têm como principais clientes  as principais marcas automóveis.
Mas, além dos componentes de automóveis  fabricados em Portugal  com valor acrescentado cada vez maior, as empresas portuguesas  fabricam e exportam produtos de grande exigência e complexidade, como peças para centrais nucleares, submarinos, caminhos de ferro e fabricantes de aviões.
Portugal é também o maior exportador europeu de bicicletas, beneficiando de um acréscimo de procura sem precedentes.
A presença portuguesa na Feira de Hannover não teria sido possível sem o trabalho realizado ao longo dos anos pelas empresas portuguesas e pela AIMMAP. A associação do setor vem desenvolvendo uma ação de constante apoio e estímulo às empresas, promovendo os produtos nacionais nos vários continentes.
A indústria metalúrgica e metalomecânica tem a maior quota nas exportações nacionais.
O vasto leque de produtos expostos pelas empresas nacionais em Hannover confirma uma nova ambição em termos de valor, capacidade de inovação, vocação exportadora e criação de emprego qualificado.
Partilhar
Comentários 0