“O X-IMO CRM é um dos softwares mais completos do mercado e fazemos esta afirmação com muita segurança”
Há já 15 anos que a M&A Digital faz parte da vida dos consultores imobiliários. Em entrevista, Filipe Marques destaca que passaram com eles “grandes momentos e épocas de maior esforço. E estamos aqui para ficar. Temos clientes que nos acompanham desde o início e isso deixa-nos orgulhosos e motivados para melhorar”.
Quais são neste momento os produtos e serviços que a M&A Digital tem para o mercado imobiliário?
A nossa participação no mercado imobiliário está repartida pelo desenvolvimento de tecnologia e suporte a grandes contas, como a ERA Portugal, a Sotheby’s Realty Portugal e a UCI Portugal, que, embora seja um cliente do setor bancário, desenvolve a sua operação em exclusividade no crédito imobiliário. Com o X-IMO, a nossa plataforma de CRM Imobiliário, trabalhamos com outras redes de média dimensão e empresas de mediação imobiliária em todo o território nacional e ilhas. Desenvolvemos software que, de forma integrada, responde aos desafios das mediadoras na gestão de imóveis, entidades e relacionamento, marketing imobiliário, promoção e geração de oportunidades de negócio e na exportação para múltiplos canais verticais de imobiliário portugueses e estrangeiros. Disponibilizamos ainda soluções para montras digitais, montras interativas e canais de TV corporativa totalmente integrados com o ecossistema X-IMO CRM. Contamos com soluções bastante testadas no terreno nestes já quinze anos de atividade no setor.
O produto mais conhecido no mercado é o X-IMO CRM. Quais são as suas principais características?
O X-IMO CRM é um dos softwares mais completos do mercado, e fazemos esta afirmação com muita segurança. É conhecido por ser pioneiro na implementação de novas ideias tecnológicas para a mediação imobiliária, algumas das quais bastante experimentais, se assim o quisermos dizer.
Em 2008 integrámos no CRM um módulo de envio de newsletters com um elevado nível de segmentação, que de início quase ninguém usava, mas, atualmente, é uma das funcionalidades mais utilizadas e que gera grande retorno para os nossos clientes. Outro exemplo foi o lançamento da App mobile para iOS e Android que trouxe a mobilidade de que os consultores necessitam no trabalho diário, já com assinatura digital do CMI e das Fichas de Visita. Continuaremos a introduzir novas funcionalidades e melhorias na usabilidade para manter a nossa aplicação móvel na liderança das preferências dos clientes.
Que novidades foram introduzidas?
Atualmente, estamos a melhorar e introduzir funcionalidades como a Análise Comparativa de Mercado e o Relatório de Proprietário, que dão aos agentes imobiliários mais poder para desenvolver o trabalho com segurança e com dados irrefutáveis. Queremos dar este empowerment aos profissionais da mediação imobiliária. Eles devem ter uma plataforma que os ajuda hoje, mas que esteja preparada para os desafios do amanhã. É com esse mindset que estamos a trabalhar. Ao longo dos próximos meses, vamos partilhar novidades que transformarão o mercado dos CRM em Portugal.
Qual é a recetividade junto das empresas de mediação imobiliária?
Há já 15 anos que fazemos parte da vida dos consultores imobiliários. Passámos com eles grandes momentos e épocas de maior esforço. E estamos aqui para ficar. Temos clientes que nos acompanham desde o início e isso deixa-nos orgulhosos e motivados para melhorar.
Com o mercado em alta, foi natural o crescimento de utilizadores na plataforma. Acreditamos que o aumento de agências interessadas em investir no nosso CRM também se deveu aos eventos de formação que organizámos em 2018 e 2019 e que todos os outros players do mercado têm vindo a promover.
O recente surto epidemiológico mostrou como as empresas, em especial a mediação imobiliária, estão apetrechadas com bons sistemas de software?
Esta situação acelerou um processo que estava já a decorrer. Felizmente, o setor da mediação tem incorporado, nos últimos anos, diferentes tecnologias. Não só porque os compradores portugueses utilizam os meios digitais para procurar casa, mas também porque grande parte das agências trabalham com investidores estrangeiros que nem sempre podem estar cá para ver as propriedades ou falar com os agentes de forma convencional.
A captação de “leads”, gestão de clientes e promoção de imóveis sempre foram apoiadas nas plataformas digitais. Ao contrário de outros setores, que tiveram que se mudar para o mundo virtual, as agências imobiliárias e consultores já faziam da Internet a principal arma de negócio. O que mudou, a partir de março, foi a forma como o contacto com os clientes é feito e, sem dúvida, o método de mostrar imóveis. As assinaturas digitais de contratos, a disponibilização de visitas virtuais, o reconhecimento de que boas fotos e descrições fazem a diferença na promoção. Tudo isto, que já era do conhecimento geral, foi rapidamente aproveitado pelos profissionais. E quanto à capacidade de adaptação, não acredito que haja alguém melhor que os consultores imobiliários.
Quais são as novidades que a M&A Digital /X-IMO CRM prepara para lançar em breve para setor Imobiliário?
Nos próximos meses chegará uma nova versão do X-IMO. Estamos a iniciar uma fase de lançamento de “updates” e melhorias na plataforma e na infraestrutura cloud, que culminarão, a curto prazo, numa nova versão que nos permitirá ser ainda mais ágeis na implementação de funcionalidades.
Têm previstos novos eventos para a divulgação desta plataforma e dos seus projetos?
Os X-IMO Talks são eventos que nos deixam muitas saudades. Foram importantes numa perspetiva de marketing, mas, principalmente, para ter um papel ativo na formação do setor imobiliário. A médio prazo, gostaríamos de os reativar, mas é necessário esperar que seja seguro realizar eventos presenciais. Neste momento, estamos focados no nosso “core business” que é desenvolver tecnologia funcional e inovação para o setor da mediação imobiliária. Pela segurança da nossa equipa e clientes, este ano tomámos a dura decisão de não participar no Salão Imobiliário de Portugal, evento em que marcamos presença há vários anos. Certamente que em 2021 estaremos de volta com a grande presença que sempre nos caracterizou.
A nossa participação no mercado imobiliário está repartida pelo desenvolvimento de tecnologia e suporte a grandes contas, como a ERA Portugal, a Sotheby’s Realty Portugal e a UCI Portugal, que, embora seja um cliente do setor bancário, desenvolve a sua operação em exclusividade no crédito imobiliário. Com o X-IMO, a nossa plataforma de CRM Imobiliário, trabalhamos com outras redes de média dimensão e empresas de mediação imobiliária em todo o território nacional e ilhas. Desenvolvemos software que, de forma integrada, responde aos desafios das mediadoras na gestão de imóveis, entidades e relacionamento, marketing imobiliário, promoção e geração de oportunidades de negócio e na exportação para múltiplos canais verticais de imobiliário portugueses e estrangeiros. Disponibilizamos ainda soluções para montras digitais, montras interativas e canais de TV corporativa totalmente integrados com o ecossistema X-IMO CRM. Contamos com soluções bastante testadas no terreno nestes já quinze anos de atividade no setor.
O produto mais conhecido no mercado é o X-IMO CRM. Quais são as suas principais características?
O X-IMO CRM é um dos softwares mais completos do mercado, e fazemos esta afirmação com muita segurança. É conhecido por ser pioneiro na implementação de novas ideias tecnológicas para a mediação imobiliária, algumas das quais bastante experimentais, se assim o quisermos dizer.
Em 2008 integrámos no CRM um módulo de envio de newsletters com um elevado nível de segmentação, que de início quase ninguém usava, mas, atualmente, é uma das funcionalidades mais utilizadas e que gera grande retorno para os nossos clientes. Outro exemplo foi o lançamento da App mobile para iOS e Android que trouxe a mobilidade de que os consultores necessitam no trabalho diário, já com assinatura digital do CMI e das Fichas de Visita. Continuaremos a introduzir novas funcionalidades e melhorias na usabilidade para manter a nossa aplicação móvel na liderança das preferências dos clientes.
Que novidades foram introduzidas?
Atualmente, estamos a melhorar e introduzir funcionalidades como a Análise Comparativa de Mercado e o Relatório de Proprietário, que dão aos agentes imobiliários mais poder para desenvolver o trabalho com segurança e com dados irrefutáveis. Queremos dar este empowerment aos profissionais da mediação imobiliária. Eles devem ter uma plataforma que os ajuda hoje, mas que esteja preparada para os desafios do amanhã. É com esse mindset que estamos a trabalhar. Ao longo dos próximos meses, vamos partilhar novidades que transformarão o mercado dos CRM em Portugal.
Qual é a recetividade junto das empresas de mediação imobiliária?
Há já 15 anos que fazemos parte da vida dos consultores imobiliários. Passámos com eles grandes momentos e épocas de maior esforço. E estamos aqui para ficar. Temos clientes que nos acompanham desde o início e isso deixa-nos orgulhosos e motivados para melhorar.
Com o mercado em alta, foi natural o crescimento de utilizadores na plataforma. Acreditamos que o aumento de agências interessadas em investir no nosso CRM também se deveu aos eventos de formação que organizámos em 2018 e 2019 e que todos os outros players do mercado têm vindo a promover.
O recente surto epidemiológico mostrou como as empresas, em especial a mediação imobiliária, estão apetrechadas com bons sistemas de software?
Esta situação acelerou um processo que estava já a decorrer. Felizmente, o setor da mediação tem incorporado, nos últimos anos, diferentes tecnologias. Não só porque os compradores portugueses utilizam os meios digitais para procurar casa, mas também porque grande parte das agências trabalham com investidores estrangeiros que nem sempre podem estar cá para ver as propriedades ou falar com os agentes de forma convencional.
A captação de “leads”, gestão de clientes e promoção de imóveis sempre foram apoiadas nas plataformas digitais. Ao contrário de outros setores, que tiveram que se mudar para o mundo virtual, as agências imobiliárias e consultores já faziam da Internet a principal arma de negócio. O que mudou, a partir de março, foi a forma como o contacto com os clientes é feito e, sem dúvida, o método de mostrar imóveis. As assinaturas digitais de contratos, a disponibilização de visitas virtuais, o reconhecimento de que boas fotos e descrições fazem a diferença na promoção. Tudo isto, que já era do conhecimento geral, foi rapidamente aproveitado pelos profissionais. E quanto à capacidade de adaptação, não acredito que haja alguém melhor que os consultores imobiliários.
Quais são as novidades que a M&A Digital /X-IMO CRM prepara para lançar em breve para setor Imobiliário?
Nos próximos meses chegará uma nova versão do X-IMO. Estamos a iniciar uma fase de lançamento de “updates” e melhorias na plataforma e na infraestrutura cloud, que culminarão, a curto prazo, numa nova versão que nos permitirá ser ainda mais ágeis na implementação de funcionalidades.
Têm previstos novos eventos para a divulgação desta plataforma e dos seus projetos?
Os X-IMO Talks são eventos que nos deixam muitas saudades. Foram importantes numa perspetiva de marketing, mas, principalmente, para ter um papel ativo na formação do setor imobiliário. A médio prazo, gostaríamos de os reativar, mas é necessário esperar que seja seguro realizar eventos presenciais. Neste momento, estamos focados no nosso “core business” que é desenvolver tecnologia funcional e inovação para o setor da mediação imobiliária. Pela segurança da nossa equipa e clientes, este ano tomámos a dura decisão de não participar no Salão Imobiliário de Portugal, evento em que marcamos presença há vários anos. Certamente que em 2021 estaremos de volta com a grande presença que sempre nos caracterizou.
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