Governo quer reforçar fixação e criação de emprego no interior;

Governo quer reforçar fixação e criação de emprego no interior
Isabel Ferreira, secretária de Estado de Valorização do Interior, quer que o PRR constitua um pilar de desenvolvimento do interior do país.
A fixação de pessoas e a criação de emprego no interior são objetivos centrais inscritos na política de apoios do Governo. A secretária de Estado de Valorização do Interior, Isabel Ferreira, manifestou a sua satisfação pelo facto de se verificar uma forte adesão às medidas anunciadas em termos de apoios, com os atores locais a terem um papel determinante.
Quanto ao Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), haverá um reforço das medidas que se revelem adequadas às necessidades do interior do território. Para a secretária de Estado, constituirá um pilar no âmbito do financiamento do interior. Neste contexto, apresentou as componentes que considera mais importantes para o desenvolvimento da economia nacional e, particularmente, do interior. A componente de capacitação e inovação empresarial tem uma dotação de 2,9 mil milhões de euros e permite um aumento da competitividade empresarial. A componente das qualificações e competências conta com 1,3 mil milhões e tem por objetivo dar resposta ao sistema educativo. A componente de descarbonização da indústria terá 715 milhões de euros e visa a neutralidade carbónica. Já a componente das empresas 4.0 é dotada de 650 milhões de euros. O objetivo é a digitalização das empresas.

+ Coeso Conhecimento tem 21 operações aprovadas

A secretária de Estado apresentou ainda os resultados dos diferentes programas já aplicados no concelho de Vila Real. A medida + Coeso Conhecimento tem 21 operações aprovadas, num investimento de 20 milhões de euros, e a criação de mais de uma centena de postos de trabalho. O programa + Coeso Competitividade conta com 84 operações aprovadas, num valor de 31 milhões de euros e a criação de 137 postos de trabalho. O + Coeso Emprego registou três candidaturas, num valor de 90 mil euros, enquanto o + Coeso Interior teve 26 operações, num investimento de um milhão de euros. O Emprego Interior + viu cinco candidaturas serem aprovadas, tendo abrangido 13 pessoas. O programa Regressar tem 12 candidaturas aprovadas, abrangendo 26 pessoas.
Susana Almeida, 15/07/2021
Partilhar
Comentários 0