Inovação contínua é necessária em tempos de incerteza;

QSP Summit reuniu mais de 3500 participantes
Inovação contínua é necessária em tempos de incerteza
Para Ravin Jesuthasan a Inteligência Artificial exige novas competências e formas de gestão.
Linda Hill, Costas Markides e Kindra Hall foram alguns dos oradores internacionais de destaque na 17ª edição do QSP Summit, que decorreu de 2 a 4 de julho no Porto e em Matosinhos. Este evento de Gestão e Marketing, com o tema “Rethinking Organizations”, acolheu cerca de 3500 profissionais e 100 oradores de todo o mundo, contou com a participação de 130 marcas de relevo na sua  área de exposição.
Linda Hill abriu o palco principal do QSP Summit 2024 com uma intervenção sobre os paradoxos da estratégia de inovação. A professora da Harvard Business School e autora de best-sellers sublinhou que inovar uma vez não é difícil; o verdadeiro desafio é manter a inovação de forma contínua. Para Linda Hill, os ingredientes essenciais para uma abordagem competitiva e consistente incluem uma liderança humilde que ouça as minorias, uma mentalidade que aceite o vazio e a insegurança com abertura de espírito, e equipas inclusivas e diversificadas que promovam a cocriação, pois todos devem contribuir para a inovação.
Além disso, é fundamental contar com talento capaz de integrar o futuro no presente e ir além das fronteiras convencionais, bem como ter agilidade para errar, destruir ideias antigas e experimentar novas abordagens. Hill destacou também a importância de reconhecer a interdependência e facilitar parcerias no ecossistema de inovação, transferindo competências entre parceiros.
Ravin Jesuthasan, autor, professor e Global Leader of Transformation Services na Mercer, destacou a evolução das organizações desde a Segunda Guerra Mundial até hoje, marcada pela democratização da informação e do trabalho. Esta transformação fragmentou as atividades e diversificou as necessidades funcionais de cada colaborador, evoluindo a relação do Homem com o trabalho de um modelo “um para um” para “muitos para muitos”.
A inteligência artificial (IA) é utilizada transversalmente por líderes e colaboradores, potenciando a produtividade e os ganhos das empresas sem substituir postos de trabalho. Jesuthasan enfatizou a necessidade de que o talento flua conforme os desafios organizacionais, nutrindo os recursos humanos para acompanhar o desenvolvimento e crescimento das empresas.

Repensar a estratégia num mundo instável
 
Costas Markides, autor best-seller, orador e professor na London Business School, abriu o palco principal no dia 4 de julho, o segundo dia do QSP Summit 2024 na Exponor. Markides discutiu a necessidade de repensar a estratégia num mundo instável. No passado, a estratégia consistia em encontrar um posicionamento distintivo, executar nesse objetivo e defender essa posição. Atualmente, devido à disrupção constante, as organizações devem estar sempre alertas para inovações que podem influenciar os negócios.
Markides explicou que novas ideias, mercados e formas de viver configuram ameaças ao “negócio habitual”, mas também representam oportunidades de evolução e crescimento. A realidade torna-se mais complexa com as diversas ameaças que circundam as organizações. Markides concluiu que a estratégia moderna deve combinar ações de ataque a novos mercados e defesa dos mercados existentes, operando em várias frentes simultaneamente. Isso exige maior resiliência, agilidade e lideranças empáticas.
 
Resiliência das empresas e a inovação contínua
 
Segundo Kindra Hall, especialista de referência em storytelling no mundo dos negócios, o storytelling funciona tão bem porque os humanos estão desenhados para prestar mais atenção quando nos é contada uma história. Conectamo-nos com quem nos conta e construímos uma memória do que nos é contado, facilitando a lembrança posterior. Uma história eficaz não é uma simples cronologia da empresa, dados, números ou jargões, mas uma narrativa com início, meio e fim que nos capta no momento e transmite emoções. Hall concluiu a sessão partilhando as suas estratégias para um bom storytelling: encontrar a nossa história, fazer um rascunho e, finalmente, contar a nossa história.
A resiliência das empresas e a inovação contínua são fundamentais em tempos de incerteza – considerou Rui Ribeiro. O CEO da QSP salientou que as empresas devem ser flexíveis e adaptáveis, apostando em estratégias que permitam responder rapidamente às mudanças do mercado.  Rui Ribeiro referiu a necessidade de uma liderança forte que inspire confiança e mantenha as equipes motivadas, mesmo diante de desafios inesperados. Sublinhou a relevância da transformação digital e como a adoção de novas tecnologias pode ser um diferencial competitivo crucial para as organizações.
 
Líderes devem criar impacto
 
Líder empresarial multipremiado e fundador da empresa de impacto em liderança The Boom!, Scott Morrison apresentou a Trilogia do Impacto: Cultural, Criativo e Comercial. No impacto Cultural, é essencial gerar segurança psicológica para que a audiência se sinta integrada e livre para arriscar. No impacto Criativo, destacou quatro superpoderes: o Hacker, que sempre vê algo a melhorar; o Maker, que lança ideias sem medo; o Teacher, que está sempre disposto a aprender e reaprender; e o Thief, que reaproveita soluções existentes. No impacto Comercial, é fundamental pensar de forma inovadora e fugir do pensamento “business as usual”.
 
Utilizar a imprensa certificada
 
Rohit Bhargava, fundador da Non-Obvious Company, autor de best-sellers sobre marketing, 
sublinhou a importância de utilizar a imprensa certificada para validar a veracidade e originalidade da informação, aumentar a criatividade para reduzir o tempo investido e testar novos conceitos, e a companhia virtual para realçar os benefícios de nos sentirmos acompanhados, especialmente no trabalho. Além disso, destacou a relevância das experiências de entretenimento imersivo como ferramentas de impacto e do consumo ponderado devido à crescente consciencialização ecológica dos consumidores.
 
Utilizar IA em benefício das pessoas
 
Christina Stathopoulos, fundadora da Dare to Data, ajuda indivíduos e empresas a avançar na sua jornada de dados. No QSP Summit 2024, la abordou a tensão atual sobre a IA substituir o trabalho humano, comparando este receio a momentos históricos como a Revolução Industrial. Enfatizou que as pessoas devem aprender a usar a ciência dos dados e a IA em seu benefício. Desde os anos 90, a IA cresceu exponencialmente devido à explosão de dados, poder computacional e melhoria dos algoritmos, transformando negócios e tornando-os mais rentáveis.
11/07/2024
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