Black Friday: cinco áreas em que as empresas devem apostar ;

Black Friday: cinco áreas em que as empresas devem apostar
Desde há muito visto como o primo moderno do comércio retalhista, o e-commerce tem sido capaz de se reinventar e crescer. Exemplo disso deu-se no auge da pandemia, quando as empresas de e-commerce absorveram uma elevada proporção das vendas que, até então, eram dirigidas às opções de retalho tradicionais.
No entanto, alguns negócios digitais estão, agora, com dificuldade em operar num período de inflação acelerada e diante de um conflito europeu sem fim à vista. Com a aproximação da Black Friday, as empresas estão, necessariamente, a analisar mais os seus gastos e a reavaliar custos decorrentes da pressão para o consumo. 
A pensar nisto, a Expense Reduction Analysts apresenta as cinco áreas dos negócios de e-commerce que podem ser otimizadas a tempo da época mais movimentada do ano para o retalho:
1. Agilidade e segurança do pagamento: segundo estudos recentes, aproximadamente metade dos clientes abandona uma compra online se o pagamento demorar mais de 30 segundos. Para os comerciantes e clientes preocupados com a facilidade e segurança dos pagamentos, o 3D Secure - um método de autenticação de dois fatores - é um bom exemplo de funcionalidade aplicada à agilidade do processo de compra e ao combate à fraude nas compras online;
2. Investimento em marketing: com menos poder de compra, os consumidores são levados a escolher entre uma compra a retalho ou uma refeição fora, o que aumenta a concorrência entre os setores retalhista e de restauração. Em alturas de aperto, muitas empresas optam por cortar nos custos de marketing mas, no longo prazo, essa decisão pode prejudicá-las. De acordo com a Harvard Business Review, a maioria das empresas que melhor recuperaram de recessões anteriores não cortaram nas suas despesas de marketing e, em muitos casos, aumentaram-nas;

3. Embalamento de produtos: com um impacto real na forma como os clientes percecionam o negócio, o embalamento dos produtos também deve ser visto à luz da poupança de recursos. Mais do que isso, tornar as embalagens 100% recicláveis sem o comunicar é perder uma oportunidade de marketing, e que pode criar diferenciação no setor;
4. Renegociação de serviços: os negócios de e-commerce podem dispor de uma longa lista de despesas fragmentadas em serviços como a limpeza ou a segurança, necessários para manter o negócio a funcionar eficazmente. Porém, todos têm contratos que podem ser renegociados de forma a proporcionar melhorias incrementais de custos e bloquear valores intangíveis a longo prazo;
5. Sustentabilidade da frota: a figurar, com frequência, entre os três maiores gastos para as empresas, a gestão da frota é essencial para uma Black Friday rentável. A transição progressiva da frota da empresa para veículos 100% elétricos é uma boa medida, mas representa, na maioria dos casos, um custo elevado. Ainda assim, é importante avaliar os custos de vida útil dos veículos elétricos, em comparação com os seus homólogos fósseis, ou libertar capital noutras etapas do negócio, para alocar a uma frota mais sustentável.

De acordo com João Costa, country manager da Expense Reduction Analysts, “apesar de esta ser uma Black Friday promissora, os números da inflação fazem prever que o retalho sofra quebras. É, por isso, mais importante do que nunca investir numa estratégia de e-commerce forte, sustentada e integrada, capaz de fidelizar os clientes e de atrair novos interessados. A consultoria pode, aqui, desempenhar um papel fulcral, ajudando as empresas a potenciar os negócios através da mitigação dos riscos e da descoberta de novas oportunidades de gestão de custos”.
Susana Almeida, 22/11/2022
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