Portel mostra a importância do montado para Portugal;

XXII Feira do Montado, de 29 de novembro a 3 de dezembro
Portel mostra a importância do montado para Portugal
Portel, no distrito de Évora, mostra-se uma vila dinâmica e que potencia os seus recursos naturais a favor da economia local. Este ano, a Feira do Montado de Portel celebra a sua XXII Edição, um acontecimento de importância económica, ambiental, cultural e científica, de âmbito nacional, que tem contribuído para a dinamização da economia desta região alentejana, para a divulgação do concelho e para aumentar a atração junto de turistas.
A XXII Feira do Montado de Portel realiza-se de 29 de novembro a 3 de dezembro e no decorrer deste certame há vários expositores de empresas do setor florestal (principalmente de cortiça), dos setores agroalimentares, da restauração e do comércio em geral, sendo esta uma oportunidade para promover e comercializar os produtos e desenvolver oportunidades de negócio. Foi precisamente da vontade e da necessidade de aproveitar uma das maiores potencialidades do concelho, o montado, que nasceu esta feira, organizada pela Câmara Municipal de Portel.
Montado é um ecossistema criado pelo Homem, típico, precisamente, da paisagem alentejana, composto por sobreiros e azinheiras, mas também por carvalhos e castanheiros. Este conjunto de espécies arbóreas está muito presente no Sul da Península Ibérica e na bacia do Mediterrâneo. Curiosamente, Portugal é o país com a maior extensão de sobreiros do Mundo e essa particularidade tem vantagens na economia local e nacional, porque é o principal exportador de cortiça.
Sendo um grande dinamizador da economia de Portel, o montado é protegido legalmente e o abate destas árvores é mesmo proibido. O sobreiro ocupa 45% da área florestal do concelho e a azinheira 43%, representando este montado uma das maiores manchas da Península Ibérica.
É na economia local que o uso múltiplo do montado tem especial relevância. A diversidade de recursos que possui reflete-se num conjunto de ofertas, tais como a cortiça, a criação de gado, a fauna bravia, o mel, a madeira, a lenha e o carvão, os frutos e plantas silvestres, a caça e o turismo.
Durante este certame irá decorrer o Concurso Nacional de Caprinos de Raça Serpentina e a Mostra Pecuária de Raças Alentejanas. Mas há mais! Para os amantes de boa gastronomia lá estarão os “Sabores do Montado”, com a participação de restaurantes da região com as mais diversas iguarias da gastronomia alentejana, destacando-se os pratos de porco alentejano.
30/11/2023
Partilhar
Comentários 0