Empresas portuguesas em foco na Feira de Hanôver 2022;

Portugal é o país parceiro
Empresas portuguesas em foco na Feira de Hanôver 2022
De 25 a 29 de abril as empresas portuguesas vão estar no centro das atenções na Feira de Hanôver 2022. Como investir nesta oportunidade com retorno? Na opinião de Silke Buss, diretora e fundadora da BUSS Comunicação, a preparação dos participantes para a comunicação específica com potenciais clientes alemães no stand e com jornalistas alemães em entrevistas pode facilitar aquele objetivo.
A Hannover Messe é a montra da indústria global. Foi nesta feira que nasceu o termo “Indústria 4.0” há 10 anos e desde então “a internet das coisas” faz parte do programa das empresas em todo o mundo. Foi aqui que, ainda em 2019, na última edição presencial, 6500 expositores apresentaram os seus produtos e inovações a 215 mil visitantes, dos quais dois terços eram alemães. Desde 1980 que a feira dá um especial destaque a um país parceiro e em 2022 será a vez de Portugal
Em Portugal, a Hannover Messe é representada pela Câmara de Comércio Luso-Alemã há precisamente 40 anos. A BUSS Comunicação, sócia da Câmara há 20 anos, é especializada em comunicação, “coaching” e marketing para a indústria luso-alemã. Com o objetivo de preparar as empresas portuguesas para a feira de Hanôver, a agência ampliou a sua equipa luso-alemã e também integrou um especialista em comunicação britânico.
A “Team Hannover Messe” está disponível para elaborar toda a comunicação em alemão e inglês para os “media” e os visitantes. Antes e durante a feira assume a comunicação com os “media” alemães, em colaboração com a sua agência parceira de Hamburgo. Para além disso, visa maximizar a participação das empresas portuguesas através de consultoria e de workshops que preparam as pessoas para a comunicação específica com potenciais clientes alemães no stand e com jornalistas alemães em entrevistas.

“Oportunidade única”

“O facto de Portugal ser o país parceiro é uma oportunidade única para as empresas portuguesas conquistarem, sobretudo, clientes na Alemanha, já que dois terços dos visitantes são alemães. Ainda por cima, e tendência atual, como reação à pandemia, é encurtar as cadeias de abastecimento e voltar a procurar fornecedores na Europa”, sublinha Silke Buss. “Quando soubemos que Portugal ia ser parceiro da Hannover Messe 2022, sentimo-nos logo em missão, conscientes de poder ajudar as empresas portuguesas na sua comunicação bem-sucedida com empresas alemãs. A cultura de negócios alemã é muito diferente. É preciso tomá-la em consideração na comunicação verbal e não-verbal para conquistar a confiança dos alemães e das alemãs. A comunicação com os “media” também tem as suas próprias regras. É essencial ter uma agência no país com excelentes contactos nos meios técnicos, como a nossa parceira de Hamburgo tem”.
Os meios especializados começam a abordar a Feira de Hanôver com meio ano de antecedência: já a partir de novembro deste ano começam a apresentar as novas soluções e os produtos das empresas participantes. A BUSS Comunicação prepara e divulga press releases, vídeos e posts, concebe e realiza materiais de merchandising corporativos, websites e publicações, trata da publicidade, assim como promove e realiza entrevistas e artigos exclusivos. “Criamos pacotes estratégicos para preparar o terreno de antemão”, sublinha Silke Buss.
Susana Almeida, 23/09/2021
Partilhar
Comentários 0