Lidar bem com divergências é o seu forte?;

Prevenção e Mediação de Conflitos
Lidar bem com divergências é o seu forte?
Faço-lhe o convite de refletir… O que faz quando a sua superior lhe causa pressão ou o colega chateia? Consegue lidar bem com divergências no trabalho? Qual a sua reação? Fala ou foge? Costuma aguentar e engolir sapos, eventualmente até sofrer em silêncio? Ou costuma tomar a iniciativa, procurar o diálogo no momento certo e restabelecer o bom clima de trabalho, um clima de respeito mútuo?
A capacidade de lidar com divergências e conflitos é uma competência social muito importante. Numa sociedade democrática é uma soft skill fundamental para a gestão do próprio bem-estar e, dentro do possível, do bem-estar das outras pessoas. Como avalia a sua competência nesta matéria? É o seu forte – e em todos os campos de atuação: empresa, família, amizades… – ou será que tem potencial de melhoria?
Como é que se distingue uma pessoa com este dom? Uma pessoa com uma excelente capacidade de gerir divergências consegue manter o foco no positivo e no objetivo ao longo de um debate. Porquê? Porque o entende como instrumento democrático e como mais-valia para encontrar as melhores soluções. Não o interpreta como uma competição onde só pode sair como campeão ou derrotado. Tem uma atitude de fair play. Apresenta os seus argumentos baseados em factos, ouve as posições das outras pessoas e reflete sobre elas. Não salta entre diferentes níveis de comunicação, porque sabe que isso pode gerar confusão e mal-entendidos. Costuma fazer perguntas e fornece, por sua vez, mais informação. E as críticas? São bem-vindas desde que sejam construtivas e não pessoais. E se forem, como reage? Uma pessoa com forte capacidade de lidar com conflitos não vai cair nesta ‘armadilha’. Sabe gerir as suas próprias emoções quando se sente atacada pessoalmente. Nota quando vale a pena tentar salvar a situação, retomar o fio condutor e, eventualmente, introduzir algumas regras de comunicação para ainda chegar a bom porto e colher os frutos do tempo investido. Também consegue identificar o momento de interromper o diálogo e continuar a conversa noutra altura quando as emoções já tiverem arrefecido.
Conseguiu identificar-se? Este retrato é seu? A competência para debater e lidar bem com divergências aprende-se, no melhor dos casos, na infância e juventude. Quem cresceu em sistemas pouco democráticos sem respeito mútuo, em sistemas top-down onde os/as jovens são orientados/as por castigos e recompensas, e existe pouco espaço para perguntas e explicações, vai ter de ultrapassar crenças e padrões vincados. Não é fácil, mas é possível. Vale a pena melhorar as capacidades de comunicação, passo a passo, para o bem-estar próprio e das pessoas que estão à sua volta.
Silke Buss - Mediadora de Conflitos, Especialista em Comunicação (sbuss@buss.pt), 15/11/2023
Partilhar
Comentários 0