Indústria automóvel nacional “vale” mais de 20 mil milhões;

Indústria automóvel nacional “vale” mais de 20 mil milhões
O cluster da indústria automóvel conta, a nível nacional, com um volume de negócios superior a 20 mil milhões de euros. Esta é uma das conclusões do estudo “Caracterização do Cluster da Indústria Automóvel em Portugal”, levado a cabo pela Mobinov. O documento revela, ainda, que 99% deste volume de negócio é exportado, o que corresponde a 23% das exportações de bens transacionáveis nacionais.
Fortemente exportador, o setor contribui para a criação de emprego de elevada qualificação. Destaque para os mais de 85 700 postos de trabalho (em 2022), o que representa cerca de 11% do emprego da indústria transformadora. Saliente-se, ainda, que a remuneração média dos trabalhadores do cluster é superior à média nacional e da restante indústria transformadora, o que demonstra a aposta na captação e retenção de talento crítico. Além dos grandes números do setor, o estudo dá a conhecer a transformação da indústria automóvel, destacando-se as tendências de futuro da mobilidade e do setor automóvel. A transição digital e climática encontra-se, por isso, em análise no estudo que as vê e encara como locomotivas da competitividade.
São apresentados os desafios e outras tendências, que estão e vão continuar a influenciar de forma estrutural o futuro do cluster, nomeadamente os veículos autónomos, segurança e conforto no veículo, mobility as a service, conetividade, big data analytics, digitalização e indústria 4.0, economia circular e descarbonização produtiva e, ainda, over-the-air updates e desenvolvimento regulamentar.
30/11/2023
Partilhar
Comentários 0