Os “Baga Friends”;

Os “Baga Friends”
Recentemente, participei no Dia Internacional da Baga. Um evento que me possibilitou conhecer os “7 Baga Friends”: Paulo Sousa/Sidónio de Sousa; Mário Sérgio Nuno/Quinta das Bágeiras; Luís Pato; Filipa Pato; François Chasans/Quinta da Vacariça; Luís Patrão/Vadio; e Dirk Niepoort/ Quinta de Baixo.
 
Visitei adegas e provei diversos tipos de vinhos e espumantes, tendo por base esta casta que dá diferenciação e valor acrescentado à região vitivinícola da Bairrada.
Iniciei este percurso com a visita à adega e cave de Sidónio Sousa. Paulo Sousa é um anfitrião de excelência. Sabe exatamente o que quer, quais os produtos da vinificação da baga e como os afirmar no mercado.
Mário Sérgio Nuno é um comunicador nato, alguém que eu poderia escutar várias horas seguidas sem nunca me cansar.
Fez uma enorme demonstração de conhecimento, experiência, domínio absoluto do estado da arte do seu negócio. Sabe onde está e onde quer chegar. 
Tem um conceito de negócio que considero o mais correto: cadeias curtas de comercialização, integração dos vinhos na gastronomia, valorização dos produtos endógenos locais nas refeições.
As instalações de Luís Pato dão a imagem de uma organização muito profissional. A visita à nova adega de Filipa Pato mostrou um enorme cuidado nos pormenores, vinhos e gastronomia endógena. 
Tenho uma enorme admiração pessoal por este prestigiado vulto da enologia nacional, mulher, empresária de sucesso, negócio com valor acrescentado, uvas produzidas integralmente em agricultura biodinâmica, como modo de sustentabilidade ambiental, social e económica. Comercializa em cada ano o que quer colocar no mercado, tem mais procura que produção, planeia as vendas com antecedência, exporta pelo menos 90% do que produz. É alguém extraordinário no conhecimento internacional do mundo dos vinhos, gastronomia, etc.
Nas instalações de François Chasans/Quinta da Vacariça fiquei com uma ideia da agricultura biodinâmica, como uma ideologia de produção de uvas e vinhos artesanal, quase manual, a qual exige uma forte capacidade financeira, mas que a longo prazo pode surpreender o mercado com vinhos de baga com perfil tipo único e exclusivo.                   
Nas provas do Vadio fiquei bem impressionado com a organização interna do evento e a forma como as provas verticais estavam preparadas. 
Na Quinta de Baixo, vi a demonstração do rigor na gestão dos pormenores da marca Nieport. Neste evento, predominou o público jovem, casais, alguns deles com crianças. Um evento a repetir no próximo ano.
Os meus parabéns ao Grupo dos 7 Baga Friends pelo enorme sucesso deste evento internacional.
José Martino, 09/05/2024
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