Gestão das Compras - Compras, Aprovisionamento e Gestão de Stocks

Data/Local:
  • 9 e 10 de maio de 2012, das 09h às 13h e das 14h às 18h, no Hotel Holiday Inn Porto-Gaia
Objetivos:
  • Possuir os conhecimentos e ferramentas necessárias para melhorar as suas competências ao nível da gestão de compras e aprovisionamento da empresa;
  • Perceber a importância de conciliar satisfação dos clientes e contenção do capital imobilizado em stocks;
  • Realizar uma gestão de compras, aprovisionamento e stocks efetiva, de modo a reduzir o custo total de posse, de modo a contribuir para a eficácia e eficiência da organização.
Programa:
1. Introdução (definições e considerações gerais)

2. A gestão de compras
2.1 Objetivos da gestão de compras
2.2 Compras diretas e indiretas
2.3 Procurement e Sourcing Estratégico
2.4 Processo de Sourcing Estratégico: Análise de despesa, necessidades e mercados; definição de estratégia de Sorcing, selecção e negociação de fornecedores; gestão de contratos, do catálogo e dos fornecedores;
2.5 Modelos colaborativos na relação com fornecedores
2.6 Função Compras vs Aprovisionamento


3. A Gestão de Stocks
3.1 Importância, classificação, tipos de stock e custos associados;
3.2 Objetivos conflituosos na gestão de stocks;
3.3 As vertentes administrativa, material e económica na gestão dos stocks;
3.4 Modelos de gestão de stocks;
3.5 MRP (Materials Requirements Planning), DRP (Distribution Requirements Planning) e JIT (Just in Time);
3.6 A gestão de stocks vs ciclo de vida do produto


4. Ferramentas e SI de Suporte
4.1 Objetivos, funcionalidades, vantagens e limitações;
4.2 Sistemas ERP e APS
4.3 Indicadores de Gestão.

Formadora:
Eng.ª Gisela Tavares dos Santos - Licenciada em Engenharia Química. MBA/Mestrado em Logistica. Docente convidada da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto, na área da Logística nos Mestrados Integrados de Engenharia Industrial e Gestão de Engenharia Mecânica. Docente na EGP-UPBS e INEGI em programas de formação in company. Formadora independente. Consultora sénior e gestora de projetos de Supply Chain na EGP-UPBS com experiência de coordenação e participação em projetos de gestão de operações, planeamento integrado, sourcing/compras, organização de processos e implementação de sistemas de informação.
Experiência prévia como directora de Sourcing e Logística em empresa de referência da indústria têxtil e como responsável da qualidade e gestora de projetos logísticos em empresa de referência líder mundial no fabrico e comercialização de ferramentas e consumíveis para a construção civil.
Preço: ¤540 + IVA *
* Incluí CD com textos de apoio, certificado de frequência, cafés, almoços e estacionamento gratuito no hotel.
Organização: Cenertec - Centro de Energia e Tecnologia
Media Partner: Vida Económica
Grupo Vida Económica

A maioria dos conteúdos está disponível para pessoas registadas no portal ou assinantes do grupo Vida Económica.

Registe-se ou assine as publicações do grupo em evida-store.pt


Partilhar
Comentários 0