Pandemia esgotou bicicletas em Portugal;

Dados do KuantoKusta
Pandemia esgotou bicicletas em Portugal
O stock de bicicletas em Portugal esgotou no final do mês passado devido a um aumento de 500% da procura no desconfinamento, de acordo com o comparador online de preços KuantoKusta, que fez uma análise sobre a procura/aquisição deste tipo de veículo entre maio e final de julho.
O medo de contágio por Covid-19 e alternativa aos ginásios para manter a forma física serão, de acordo com a plataforma, as razões para esta procura. “Acreditamos que estamos perante um produto com novos adeptos e que em si mobiliza novas atitudes, sobretudo pelas suas características ecológicas e saudáveis”, afirma Paulo Pimenta, CEO do KuantoKusta.
A análise informa ainda que as bicicletas modelos BTT (todo-o-terreno), versáteis e adaptadas à rodagem em todo o tipo de pisos, são as mais procuradas por clientes do sexo masculino, do grupo etário entre os 25 e 44 anos, e confirma que a tendência veio para ficar. “A procura continuará em alta nos próximos meses, havendo um abrandamento nos meses de inverno. Mas o surgimento de iniciativas públicas para fomentar este tipo de deslocação mostra que a procura continuará elevada”, antecipa a mesma fonte.

Incentivos à compra

O Governo reforçou, este ano o apoio à compra de bicicletas elétricas com um incentivo unitário de 50% do montante do veículo de até 350 euros (era de 250 euros em 2019). Para beneficiar deste incentivo, os compradores têm candidatar-se no portal do Ministério do Ambiente
Além disso, a Câmara de Lisboa está também a promover incentivos à compra de bicicletas de diversas categorias. Outras autarquias de norte a sul do país estão a estudar incentivos e a tornar as cidades mais aprazíveis para este tipo de veículos, com a criação de ciclovias à cabeça.
Este incentivo à opção bicicleta como meio de transporte dos cidadãos não é um exclusivo de Portugal, note-se. Em França, por exemplo, o Governo criou um fundo que prevê subsídio de reparação de bicicletas antigas e um financiamento para aquisição de bicicletas elétricas novas. Também no Reino Unido e em Itália as autoridades estão a criar muitos km de ciclovias.

Portugal entre os maiores exportadores

Portugal mantém-se, além disso, entre os maiores exportadores de bicicletas na Europa. “Há uma procura bastante elevada por este tipo de produto e a oferta escasseia. É expectável que a oferta aumente nas próximas semanas, uma vez que a produção nas principais fábricas da área começa a dar respostas aos pedidos”, conclui Paulo Pimenta.

Aquiles Pinto, 12/08/2020
Partilhar
Comentários 0