Jornadas empresariais no Porto avaliam papel da escola e das empresas no estímulo ao empreendedorismo ;

Jornadas empresariais no Porto avaliam papel da escola e das empresas no estímulo ao empreendedorismo
“Iniciativa e realização” é o tema das VII Jornadas Empresariais das Fundações AEP e de Serralves, que decorrem esta quinta-feira, 20 de outubro, entre as 9h30 e as 17 horas, no auditório da Fundação de Serralves, no Porto. São aguardados cerca de 200 participantes.

As duas instituições promotoras pretendem, com esta iniciativa, caracterizar o papel que devem assumir a escola e as empresas no estímulo ao empreendedorismo com valor económico e à criação de uma cultura de inovação favorável à transformação das ideias em empresas. Daí o tema escolhido: “Iniciativa e realização”.
José Manuel Mendonça, docente universitário e presidente do Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores, Tecnologia e Ciência (INESC TEC), na abertura, e Carlos Moreira da Silva, presidente do grupo BA Glass, no encerramento, são os principais oradores do encontro. Do programa fazem parte quatro sessões temáticas, em que se irá falar, sobretudo, dos atributos dos empreendedores, das inter-relações entre escola e empresas, da empresarialização das ideias e de empresas inovadoras.
A primeira dessas sessões de debate, com início previsto para as 10h30 horas, será moderada pelo antigo ministro e atual presidente do Conselho de Fundadores da Casa da Música, Luís Valente de Oliveira. No mesmo painel e para se pronunciarem sobre “Os atributos dos empreendedores”, estarão os docentes universitários Liliana Cunha, da Faculdade de Psicologia da Universidade do Porto, e Jacinto Jardim, do Gabinete de Educação para o Empreendedorismo e Cidadania da Universidade Aberta.
Na segunda sessão, pelas 11h45 horas, será apresentada a experiência Porto de Futuro, que associou o Agrupamento de Escolas Rodrigues de Freitas e várias empresas da Área Metropolitana do Porto. Também se ficarão a conhecer os projetos de promoção e divulgação da ciência da Escola Secundária de Arouca e no Colégio Luso-Francês, no Porto. A fechar, o antigo secretário de Estado do Ensino Superior, José Ferreira Gomes, dará conta da iniciativa “Universidade Júnior”. Moderará Joaquim Azevedo, catedrático da Universidade Católica Portuguesa.
No reinício dos trabalhos, pelas 14h15 horas, a terceira sessão versará o tema “A empresarialização das ideias”, sendo orador o CEO da Portugal Ventures, Celso Guedes de Carvalho.
Na quarta e última sessão, pelas 15h30 horas, haverá cinco exemplos de empresas portuguesas inovadoras a atrair as atenções dos participantes: Veniam, Kinematix, Feedzai, Sysadvance e SilicoLife. Sobre estes autênticos “casos de estudo”, falarão os empreendedores que os têm vivido, como protagonistas, desde a fundação: respetivamente, Susana Sargento, Paulo Santos, Paulo Marques, José Vale Machado e Isabel Rocha. Na moderação do debate estará Teresa Mendes, presidente do Instituto Pedro Nunes e catedrática da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra.
Na sessão de abertura, às 9h30 horas, usarão da palavra os presidentes das duas instituições promotoras destas Jornadas Empresariais, Paulo Nunes de Almeida, da Fundação AEP, e Ana Pinho, da Fundação de Serralves. O encerramento será feito por José António Barros, presidente do Conselho de Curadores da Fundação AEP.
 
Susana Almeida, 17/10/2016
Partilhar
Comentários 0