As soluções tecnológicas de Data Analytics e Inteligência Artificial dão resposta a esta premissa, ao revelarem insights reais e relevantes que orientam a tomada de decisão dos gestores, antecipando tendências, otimizando processos, permitindo uma gestão de riscos eficaz, e uma maior redução dos custos. Os decisores conseguem através de dados reais, atualizados e fidedignos otimizar as metodologias de trabalho, identificar oportunidades de negócio e ganhar flexibilidade nas decisões estratégicas.
As empresas ganham, assim, agilidade e inteligência, através do acesso a dashboards e a relatórios completos e facilmente acessíveis, nos quais os gestores conseguem consultar os principais indicadores de negócio. Ao tornar uma organização data driven e garantirem que todo o potencial é extraído dos dados a que a organização pode ter acesso, os gestores passam a estar dotados de ferramentas que trazem benefícios transversais a todo o negócio, e que possibilitam ainda lançar novos produtos e/ou serviços, fazer novos investimentos e ajustar a estratégia.
Departamentos como o marketing, por exemplo, têm ganhos diretos em grande escala, uma vez que permanecem sempre em linha e a par da realidade do mercado. Além de campanhas mais eficazes e assertivas, ganham uma maior precisão na definição de objetivos e na medição de resultados, o próprio ajustamento das ofertas e evolução dos serviços é melhorada com um conhecimento profundo dos gostos, tendências e necessidades do consumidor.
Se a rentabilidade obtida com soluções tecnológicas se tem comprovado incontornável para as organizações, o cenário de atual incerteza veio sublinhar ainda mais a urgência da diferenciação e das empresas se tornarem mais inteligentes. De acordo com a IDC, cerca de 60% das organizações da UE consideram a área das TI uma prioridade máxima em 2021, o que sublinha o incremento da consciência empresarial relativamente ao foco nesta área.
São as empresas com modelos de negócio disruptivos e que sejam capazes de apostar na inovação aquelas que vão conseguir emancipar-se e superar os desafios que se fazem atualmente sentir no mercado. E, é facto que com uma cultura data driven, a sua empresa consegue responder de forma assertiva e precisa ao mercado e ao consumidor, com ganhos de produtividade, rentabilidade e maiores vantagens competitivas.
É tempo de alinhar estratégias, otimizar performances e dar o próximo passo em direção ao sucesso, e a culturas data driven, ou correr o risco de não vingar no novo paradigma que se começa a revelar e a prever cada vez mais desafiante e exigente.
- Inicie sessão ou registe-se para publicar comentários