‘Sleep in Porto’ promove arquitetura e design de interior nacional;

‘Sleep in Porto’ promove arquitetura e design de interior nacional
Decorre até ao próximo dia 19 de novembro, no Museu do Vinho do Porto, a primeira edição da ‘Sleep in Porto’. Organizada pela produtora Dina Souto Rosa, a iniciativa reconverteu um armazém de vinho do século XVIII, com vista para o rio Douro, numa exposição de 1800 metros quadrados que apresenta as novas tendências no design de interiores. A exposição, que pode ser visitada gratuitamente, acolhe 12 personagens fictícios, vindos dos quatro cantos do mundo, para habitar em cada um dos apartamentos concebidos por 12 gabinetes nacionais de arquitetura e design de interiores.

A ‘Sleep in Porto’ é uma “amostra de decoração e arquitetura de interiores que visa, sobretudo, alcançar investidores estrangeiros que procuram casa em Portugal, assim como, grupos hoteleiros que gostariam de operar em Portugal”, começa por explicar Dina Souto Rosa. Em declarações à ‘Vida Económica’, a organizadora do evento assegura que o balanço “não podia ser mais positivo” e que foram muitas as marcas nacionais que quiseram juntar-se à organizadora do evento, algo que a deixa bastante “orgulhosa”.
Acreditando que face à “diversidade de procura, a oferta tem de ser diferenciada” e que, “cada vez mais que o low cost está a perder ‘gás’”, Dina Souto Rosa salienta que a aposta no ‘made in Portugal’ “está muito presente nos 12 espaços expositivos, uma vez que muitos estrangeiros não conhecem as nossas marcas e os nossos produtos e por isso suportam-se em profissionais”.
Talvez pelo facto de cada vez menos existirem revistas e eventos deste género, a responsável refere que tem já “em lista de espera sponsors nacionais” para futuras edições e que as marcas presentes no evento têm aproveitado, quer o ambiente criado na ‘Sleep in Porto’, quer a “beleza do próprio edifício”, para “criar os seus novos catálogos”, acrescenta.
Desafiada a perspetivar o futuro a curto prazo do evento, Dina Souto Rosa adianta pretender que a iniciativa seja “replicada em Lisboa”, já em abril do próximo ano, ocupando também um edifício devoluto. Para 2018, e “correndo tudo bem”, Dina Souto Rosa, gostaria de fazer chegar o conceito ‘Sleep in’ a Paris, levando consigo profissionais e marcas portugueses.
Presentes no evento, a dupla Cristina Archer/Pedro Leal aposta na combinação de peças de decoração francesas vintage com outras de linhas contemporâneas, criando o apartamento fictício do casal francês Nathalie e Paúl Monfort, 70 anos, que decidiram vir viver para Portugal.
Já a designer Ana Godinho de Almeida criou um apartamento “descomprometido” para receber Mercedes Hierro, Carmen Cortez e Julia Sabadero, três sevilhanas, divorciadas, que adoram fazer compras e andar de bicicleta pela cidade.
Um quarto de hotel para Elisabeth Sparks, inglesa, de Bristol, que habitualmente acompanha o marido durante as suas viagens de negócios, foi a inspiração para o trabalho do arquiteto Rui Maciel.
Por fim, o gabinete de António Aroso apresenta pormenores de uma Guesthouse que se encontra em fase de reabilitação, na Rua do Almada, no Porto, e que ‘acolhe’ no âmbito da ‘Sleep in Porto’ o casal de italianos Giuseppe e Monica Fellegara que decidiu vir conhecer a cidade.
FERNANDA SILVA TEIXEIRA fernandateixeira@vidaeconomica.pt, 17/11/2016
Partilhar
Comentários 0