Crónicas do autor:

Quem ganha? 50 anos de incêndios rurais

Em 2018 o incêndio em Monchique começou em 03/08 e acabou em 10/08. A ação dos bombeiros foi dificultada por fortes e mutantes ventos, previstos pelo IPMA, e difícil acesso dos meios terrestres. O fogo resultou em 41 feridos, dos quais 22 bombeiros, ...

Econo-circular: viva a Suécia!

Repito: A CIP teve bons webinars sobre Economia Circular. Bom para o ambiente, economiza matérias-primas, reduz desperdício e lixo, inova. A conclusão é sempre a mesma, muitos outros países têm legislação ajustada para isto, nós ainda não.

Econo-circular: viva a Cip!

A CIP tem uma ótima série de webinars sobre Economia Circular. Bom para o ambiente, economiza matérias-primas, reduz desperdício e lixo, inova. A conclusão é sempre a mesma: muitos outros países têm legislação ajustada para isto, nós ainda não.

Ana Godinho e João Leão: Fundo de Reforma é poupança

É obrigação dos políticos inspirar otimismo. A de experientes técnicos/cientistas é partilhar realismo, prognósticos e soluções. Portugal caminha para dramas que outros já tiveram, tentaram, erraram e enfim acertaram. Pandemia, atravessar o deserto? ...

Nelson Sousa e Siza Vieira: Boa Bazuca 2

Muitos falam do novo normal, poucos o fazem. No pós-CV-19 Portugal tem a oportunidade de se tornar o 6º mais importante país da UE. Deve mudar estruturas e não o “mais do mesmo”.

Ana Godinho+SizaVieira: Boa Bazuca 1

Muitos falam do novo normal, poucos o fazem. Há décadas temos problemas estruturais, como descrevi no PRÓS E CONTRAS 2010, há vários anos. O PRR beneficia burocratas e carteéis e pouco ao cidadão. SAÚDE: Mais hospitais e camas atacam o efeito, não ...

LUCRAR COM… Pós-corona 6 Exportar vestidos de festa

A crise vai piorar, dizem bons economistas. Os burocratas, com medo de perder o poder, continuarão a atrasar a distribuição dos fundos da UE. Paulo Vaz lembrou, semana passada, que 45% de 2020 ainda está por gastar.
Lucrar com...

Pilotar Drones

Há anos publiquei aqui a lucratividade em pilotar drones para instituições como bombeiros e hospitais, e empresas para verificação técnica da adubagem necessária na agricultura ou detalhes de fachadas em edifícios altos.

Governança pós-Covid-19

A pandemia trouxe-nos a rara oportunidade de rever o que está mal. O corona trouxe à tona as injustiças, fruto das incoerências entre a Constituição de quase todos os países, aquilo que muitos políticos falam e a realidade.  

Páginas