Elementos para a sustentabilidade das empresas familiares;

Reflexões sobre empresas familiares
Elementos para a sustentabilidade das empresas familiares
Assegurar a perenidade de uma empresa no longo prazo implica um posicionamento que se preocupe com a sua contínua sustentabilidade.
 
O estudo “Global family business survey 2019” desenvolvido pela Deloitte, em 2019, indagou os seus participantes sobre quais as características que consideravam essenciais para assegurar a sustentabilidade da empresa a 10 e a 20 anos.
Os dois elementos mais preponderantes foram a Agilidade de Adaptação e a Inovação. Ou seja, seguindo o princípio de seleção de Darwin – ou te adaptas ou morres.
A questão financeira foi o terceiro elemento referido, com um peso muito próximo da necessidade de se assumirem decisões de uma forma rápida e flexível e da diversificação, aspetos que se relacionam em muito com os dois elementos principais.
Contrariamente ou que poderia ser expectável, a lealdade aos clientes aparece na sexta posição e com uma preponderância que é menos de metade da apontada para a adaptação
Perante estas considerações, uma empresa familiar e a família empresária que a controla, se desejam deixar um legado saudável às novas gerações, devem refletir e definir quais os seus principais objetivos de (muito) longo prazo

Fundada em 1937 por Manuel Gonçalves, a TMG Automotive é liderada por Isabel Folhadela Furtado, membro da 3ª geração familiar, que assume como lema “Esforçamo-nos por minimizar a pegada ambiental causada pelas nossas operações”.
As atividades da TMG estão suportadas no conhecimento de que as empresas e produtos são feitos para ter um impacto positivo em todos os seres e no planeta. É por isso que assumem que se esforçam por minimizar a pegada ambiental causada pelas suas operações e que se comprometem do ponto de vista da sustentabilidade em
  • Excelência: Buscar a excelência para garantir a satisfação de todas partes interessadas e a comunidade envolvente, enquanto investe nas pessoas e transforma a educação e a formação numa oportunidade.
  • Prevenção: Promover o uso racional dos recursos naturais, energia e matérias-primas, em conformidade com princípios e proteção do meio ambiente, prevenindo a poluição e reduzindo a impacto ambiental das emissões de CO2, compostos orgânicos voláteis (VOCs), efluentes industriais e desperdício.
  • Conformidade: Aplicando o melhor know-how disponível, em conformidade com as normas ambientais e de segurança e a redução de riscos inerentes às atividades realizadas.
  • Responsabilidade social: Assumir um papel proativo em áreas de responsabilidade social, apoiando instituições como a Fundação de Serralves e a da casa da Música, COTEC Portugal, ACEGE e as Associações Locais de Bombeiros.
Estes compromissos de longo prazo são condizentes com uma família acionista que vislumbra a perenidade do seu negócio ao longo das próximas gerações.

Temas para reflexão:
  • Quais são as nossas principais metas a longo prazo?
  • As principais práticas estão alinhadas com a manutenção desses objetivos de futuro?
  • A família empresária está em sintonia com estes posicionamentos?

António Nogueira da Costa
Especialista em Empresas Familiares
antonio.costa@efconsulting.pt
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http://www.facebook.com/ajncosta
@empresasfamiliaresdesucesso
 

Especialistas na consultoria a Empresas Familiares
e elaboração de Protocolos Familiares
http://www.efconsulting.pt
 
 


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