Estratégias de reforço de imagem de marca;

Reflexões sobre Empresas Familiares
Estratégias de reforço de imagem de marca
A força de uma marca é algo que todos reconhecem como muito valioso e, como tal, um objetivo que a grande maioria das entidades pretende alcançar.
A sua valia pode ser de tal forma reconhecida que, muitas vezes, perdura para lá da existência real do item que lhe deu origem. Certamente que muitos de nós continuamos a recordar produtos como os blusões impermeáveis  “Kispo” e o sabor da “Laranjina C”. Ou as grandes casas de comércio do Porto, os “Grandes Armazéns Nascimento” de 1927, que deram origem ao luxuoso café “Palladium” e posteriores galerias de moda, e de Lisboa os “Grandes Armazéns do Chiado” de 1892, que resistiram quase 100 anos até ao fatídico incêndio de 1988.
E muitas delas ainda estão bem vivas, seja na versão de nome produto - “água das pedras” e “sumol”, ou de classe genérica – gelados da “Santini” ou bombons da “Arcádia”.
Mas criar uma marca não é uma tarefa fácil nem de percurso linear; isto é, não é suficiente percorrer um determinado conjunto de etapas sequenciais para alcançar uma imagem diferenciadora e recordada da empresa ou produto.  A conceção de uma marca depende, em grande parte, da sua adequada e contínua adoção por parte dos públicos alvos da entidade: clientes, em primeiro lugar, mas também todos os restantes stakeholders.
É pois um trabalho árduo que congrega uma multiplicidade de variáveis e normalmente de longo prazo, o que conjuga muito bem com a filosofia das empresas familiares.

O grupo José de Mello Saúde edita desde 2010 a revista “+ VIDA”.
“Ao assumirmos a ambição de fazer da José de Mello Saúde um dos operadores europeus de referência na prestação de cuidados de saúde de qualidade distintiva, acreditamos que é também nosso dever sermos uma referência na forma como comunicamos com os nossos vários públicos, desde os clientes aos parceiros e fornecedores até aos nossos colaboradores, sem os quais nunca seria possível ultrapassarmos, com sucesso, os desafios que enfrentamos.
Esta nova revista da José de Mello Saúde é, por isso, um veículo muito importante na divulgação da excelência da nossa oferta de cuidados de saúde e da procura constante e inovadora das melhores soluções que a tecnologia pode oferecer, sem nunca perder de vista a exigência de um comportamento exemplar nos planos ético e humano por parte de todas as nossas equipas, quer ao nível clínico, quer ao nível da gestão de recursos…
Acredito firmemente que esta nova revista terá todas as condições para ganhar vida própria e conquistar o seu espaço, respeitando naturalmente a Missão, a Visão e os Valores da José de Mello Saúde, tornando-se assim um farol do futuro que não perde de vista as boas lições do passado”, escreveu Vasco de Mello, presidente do Conselho de Administração da José de Mello Saúde, SGPS, no editorial do 1º numero da +VIDA, abril 2010

Temas para reflexão:

• Como é que os nossos clientes nos reconhecem?
• É um fator diferenciador e que devemos potenciar?
• O que podemos desenvolver para fortalecer e garantir a sua “perpetuidade”?

António Nogueira da Costa
Especialista em Empresas Familiares
antonio.costa@efconsulting.es

Especialistas na consultoria a Empresas Familiares
e elaboração de Protocolos Familiares
Santiago – Porto   www.efconsulting.pt
 
 
 
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